Connect with us

Cresce procura por DIU no SUS em Petrópolis; especialista explica os benefícios do método anticoncepcional

Saúde

Cresce procura por DIU no SUS em Petrópolis; especialista explica os benefícios do método anticoncepcional

Segundo a Secretaria de Saúde, só neste ano 472 mulheres da cidade receberam os dispositivos intrauterinos. Em todo ano de 2022, foram 578.

A procura pelo Dispositivo Intrauterino (DIU) pelo SUS em Petrópolis está aumentando, conforme apontam dados da Secretaria Municipal de Saúde. Entre janeiro e junho, foram colocados 472 DIUs em mulheres da cidade. O número já quase alcança o total de 2022, quando 578 mulheres receberam o método contraceptivo em Petrópolis.

Foto: Ministério da Saúde

Professora de ginecologia e obstetrícia da UNIFASE/FMP e Mestre em Saúde da Família, Analuce Mussel Dunley Santos explica os benefícios de optar pelo uso deste contraceptivo não hormonal, que é ofertado gratuitamente pelo SUS em todo o país.

“É um método anticoncepcional reversível, altamente eficaz, sendo considerado um dos mais seguros em relação à prevenção da gravidez, tendo o menor risco de engravidar do que com pílula”, diz.

Como o DIU funciona?

De acordo com Analuce, o DIU pode ser inserido em mulheres de qualquer idade independente do número de filhos.  “Seu efeito anticoncepcional e o retorno à fertilidade é imediato. Isso significa que a partir do momento que a mulher coloca o dispositivo já começa o efeito contraceptivo e, a partir do momento que é retirado, já pode engravidar com segurança, não ficando qualquer efeito residual”, diz.

Segundo a especialista, a inserção pode ser realizada imediatamente no pós-parto ou abortamento e fora destes períodos. Pode ser realizada em consultório e não necessita anestesia, sendo bem tolerada pela maioria das pacientes.

Considerado de longa duração, o método pode durar de cinco a 10 anos, dependendo do tipo de DIU. Segundo Analuce, a desvantagem do DIU não hormonal, é que em algumas pacientes pode aumentar o sangramento e a cólica durante o período menstrual.

Após colocar o DIU, a médica destaca que é preciso fazer a revisão com o profissional de saúde, no exame de rotina anual.

Como ter acesso gratuitamente em Petrópolis?

Para solicitar o uso do dispositivo, via SUS em Petrópolis, as mulheres devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o cadastro.

O procedimento é realizado nos Postos de Saúde dos bairros São Sebastião e Machado Fagundes, nos Ambulatórios Escola do Hospital Alcides Carneiro e no Centro de Saúde Coletiva.

No pós-parto, o procedimento é realizado na maternidade do Hospital Alcides Carneiro.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir