Connect with us

Petrópolis registra 101 casos de violência contra idosos em 2022; campanha busca conscientizar sobre o tema

Saúde

Petrópolis registra 101 casos de violência contra idosos em 2022; campanha busca conscientizar sobre o tema

Psicóloga destaca como é possível identificar a situação de violência e a importância de procurar ajuda

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que Petrópolis teve 101 casos de ameaça ou violência contra idosos entre janeiro e dezembro de 2022. O número é 12% maior que o registrado no ano anterior, em 2021, quando a cidade registrou 90 casos.

Para alertar sobre a importância da conscientização da violência e maus tratos contra a pessoa idosa, neste mês ocorre a campanha Junho Violeta. Psicóloga clínica, Jéssica Wayand destaca como é possível identificar e a importância de procurar ajuda.

Foto: Divulgação

De acordo com a psicóloga, a violência ao idoso pode ocorrer de diversas formas, como através de agressões físicas ou psicológicas (ameaças, injúria, termos depreciativos), sexuais; negligência/violação de seus direitos; abandono; manipulação e apropriação ou dano dos seus bens.

“Devemos esclarecer para a sociedade para que se torne mais fácil identificar os maus tratos, além de fortalecer os vínculos da pessoa idosa a órgãos de assistência psicossociais como o Suas (Serviço único de Assistência Social),” diz.

Importância da conscientização

Segundo a especialista, ao aumentar a conscientização sobre esse problema, promover o respeito pelos idosos e oferecer apoio adequado, é possível trabalhar  para erradicar a violência contra os idosos e criar uma comunidade mais segura e acolhedora para todas as gerações.

“É muito comum que o idoso, abalado psicologicamente, com medo e/ou vergonha, não denuncie a violência, não peça ajuda, por isso é importante estarmos alertas no comportamento da vítima e a qualquer situação incomum na dinâmica da casa, para que se possa ajudar a combater este tipo de violência,” diz a psicóloga.

Foto: Agência Brasil

Maioria dos casos de violência são em mulheres

Em todo o Brasil, as mulheres são mais de 80% das vítimas de violência contra a pessoa idosa, conforme apontam os dados do painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (ONDH/MDHC).

Em Petrópolis, os casos de agressões contra mulheres idosas também são motivos de preocupação.

“Para controlar as mulheres e sua capacidade reprodutiva, desde sempre os homens optaram pela violência. Isso cabe a mulheres de qualquer idade, ou seja, dentro deste cenário, não é inesperado que as mulheres sejam as maiores vítimas de violência entre a população idosa, apesar de sempre ser chocante”, destaca a vereadora Júlia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular.

Projetos de Lei

Na última semana, a vereadora protocolou dois projetos de lei nesta linha, o primeiro instituindo o Dia e a Semana de Combate ao Etarismo – preconceito associado à idade; e o segundo propondo a criação do Selo Amiga da Terceira Idade, para certificar empresas e repartições públicas que comprovem treinamento e capacitação de seus funcionários para o atendimento às pessoas idosas.

Foto: Coletiva Feminista

Denuncie: 

Além das denúncias no Disque 100, a denúncia pode ser feita pelo aplicativo Direitos Humanos.

Veja também:

 

 

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir