Connect with us

Casa da Educação Visconde de Mauá inaugura acervo Ferroviário aberto para visitação

Cidade

Casa da Educação Visconde de Mauá inaugura acervo Ferroviário aberto para visitação

Exposição é em homenagem ao 140 anos da chegada do trem a Petrópolis

A Casa da Educação Visconde de Mauá recebeu o evento “140 anos do Progresso Sobre Trilhos – Visconde de Mauá, o visionário que conectou Petrópolis”, na noite desta segunda-feira, 29.

Foto: Divulgação

O imóvel construído para ser a casa de veraneio de então Barão de Mauá, recebeu autoridades, empresários e personalidades importantes na preservação da memória da ferrovia em Petrópolis, entre eles o prefeito Rubens Bomtempo; as secretária de Turismo, Silvia Guedon, e de Educação, Adriana de Paula; a presidente do IMC Diana Iliescu; o presidente da AFPF, Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Ricardo Lafayette, e a vice-presidente, Angela França; a presidente do IHP, Ana Cristina Francisco; o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente; o empresário Sávio Neves, entre outros.

Estação de Nogueira – Foto: Arquivos Sou Petrópolis

A celebração foi aberta com uma apresentação da Orquestra de Violões Raphael Rabello. 9 dos 19 alunos que fazem parte do projeto emocionaram os presentes com releituras de clássicos da música popular brasileira. Os integrantes do projeto são ex-alunos do Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos, participantes da oficina ministrada na Casa da Educação Visconde de Mauá que oferece aulas da EJA para 120 jovens e adultos de Petrópolis.

“Esta é uma demonstração do potencial da Casa da Educação Visconde de Mauá como escola. Um local cheio de história que marcou o desenvolvimento de Petrópolis como cidade e agora faz a diferença na vida desses meninos, com acolhida e respeito”, destacou Maria Fernanda Secco, diretora da Casa da Educação Visconde de Mauá.

Personalidades

Personalidades importantes no desenvolvimento da cidade e na preservação da memória da ferrovia foram homenageados com a Medalha Visconde de Mauá. Entre eles, a tetraneta de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, Lilian Paes de Carvalho Ramos; Luiz Carlos Veiga, que, entre outros feitos, resgatou a locomotiva CP 0-6-0, atração turística de Nogueira; Julio Talon, presidente da GE Celma e do Conselho Regional da Firjan, representando todos os industriários; a professora Maria Isabel de Sá Earp, diretora geral do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e defensor do trem no Brasil.

Foto: Divulgação

O prefeito Rubens Bomtempo recebeu a medalha dedicada a seu pai, pelo trabalho desenvolvido junto aos ferroviários. Rubens de Castro Bomtempo era médico e passou grade parte da sua vida no bairro Alto da Serra, atendendo aos ferroviários e familiares.

“A vida muda de acordo com as nossas escolhas e eu tenho certeza que a escolha que o meu pai tomou na vida de ser médico, vir para Petrópolis se reencontrar com a própria família, que era daqui, e servir aos ferroviários foi a melhor escolha que ele fez na vida dele”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Evento

O evento seguiu com a palestra Estrada de Ferro Corcovado – Cremalheira Igual a da Estrada de Ferro Rio – Petrópolis. O tema destacou a coincidência da Estrada de Ferro Rio Petrópolis usar a mesma técnica de tração que a Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada um ano depois. “Tanto no Corcovado, quanto em Petrópolis existe o desafio da montanha que só podia ser vencido por este sistema de rodas dentadas”, explicou Sávio que, há 24 anos está à frente do Trem do Corcovado. Ele lembrou ainda da glamurização de Petrópolis no século XIX por conta da ferrovia, a primeira do Brasil, e que durou pouco mais de 80 anos.

Foto: Divulgação

Recepcionando os convidados o ator Nathan Cardoso interpretava o Visconde de Mauá. O artista já interpretou o personagem em dois grandes espetáculos de teatro em 2015 e 2021 que por meio de incentivos federais e estaduais contaram a história de Petrópolis, por meio da produtora Xdaquestão Produções.

Para finalizar, foi inaugurado o pequeno Acervo Ferroviário, doado pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, com peças e objetos, como conjunto de ferramentas, pedaço de trilhos e livro de registros de ocorrências, em exposição dentro da estante da Estrada de Ferro Central do Brasil. O acervo fica aberto à visitação na Casa da Educação Visconde de Mauá, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir