Equipe Mona Maria que transformou Serra da Maria Comprida em Unidade de Conservação vence ‘Oscar do Montanhismo’
Julian Kronenberger, Bernardo Eckhardt e Hugo de Castro, do Mona Maria, se destacaram nas categorias Montanhismo e Ação Local do Prêmio Mosquetão de Ouro
A equipe Mona Maria, de Petrópolis, venceu o Prêmio Mosquetão de Ouro, que é considerado o “Oscar do Montanhismo”.
Composta por Julian Kronenberger, Bernardo Eckhardt e Hugo de Castro, a equipe se destacou nas categorias: Montanhismo e Ação Local. A entrega do troféu ocorreu no Rio de Janeiro, no sábado (20).
Foto: Rogério Guimarães
O trio é responsável pelo projeto, criado em 2016, que converteu o território da Serra da Maria Comprida e arredores em uma Unidade de Conservação, com o apoio do deputado estadual Carlos Minc e dos servidores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre eles, Eduardo Pinheiro.
Fotos: Divulgação
Mas até chegar neste feito, o projeto passou por vários trâmites. No ano de 2022, foi sancionada a Lei Estadual nº 9756 de 1º de julho, que situa o Monumento Natural da Serra da Maria Comprida, com 7.803,69 hectares, nos limites do município de Petrópolis.
“Na nossa categoria foram 100 pessoas indicadas. Destas, somente três foram para votação popular e fomos os vencedores. É muito legal ter o trabalho reconhecido. O prêmio é reconhecimento pessoal para a equipe e o mais importante foi a criação da Lei. Saber que Unidade de Conservação vai se manter para as futuras gerações”, coloca Julian Kronenberger.
Preservação
Por sua beleza, campos de altitude e riachos com águas límpidas, o grupo destaca a área com grande potencial para visitação, gerando empregos no turismo e agro turismo.
Para isso, a Unidade de Conservação almeja alcançar o apoio para promover uma gestão sustentável do espaço.
O grupo também visa fortalecer a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e o Mosaico Corredor Central, que protege uma área considerada relevante para a conservação.
Fotos: Divulgação
Indicação ao prêmio
As indicações dos candidatos ao prêmio ocorreram pelo público no site Rio das Montanhas. O público também é responsável pela votação, que elege os vencedores nas sete categorias do Prêmio Mosquetão de Ouro.
Sobre o prêmio
A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada lançou o prêmio Mosquetão de Ouro em 2015, inspirado no prêmio Piolets d’Or, para homenagear os valores e os feitos do montanhismo brasileiro.
O prêmio tem como objetivo incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, além das ações desenvolvidas para as montanhas.
Veja também:
