Connect with us

Petropolitanos recorrem às caronas solidárias após incêndio em garagem de ônibus

Petrópolis do bem

Petropolitanos recorrem às caronas solidárias após incêndio em garagem de ônibus

Iniciativa foi para garantir o deslocamento da população e o funcionamento do comércio e dos serviços

O incêndio na Petro Ita e Viação Cascatinha na madrugada desta terça-feira (9) impactou a vida de milhares de trabalhadores que dependem das linhas de ônibus atendidas pelas empresas. Petropolitanos que precisaram sair de casa logo pela manhã tiveram que improvisar e a saída foi recorrer às caronas solidárias.

Foto: Alice Lobo

A iniciativa ocorreu de maneira espontânea, contando com o apoio de lojistas e dos próprios colegas de trabalho, que fazem os mesmos trajetos. Toda a organização ocorreu por meio de aplicativo de mensagens.

Este foi o caso da professora Elaine Rodrigues, que mora em Piabetá e trabalha no Alto da Serra. Ciente do que tinha ocorrido durante a madrugada, antes de sair de casa já se prontificou para dar carona para algumas amigas. “Falamos pelo WhatsApp, avisei por onde passaria e fomos juntas para escola”, disse.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis, os empresários também se reuniram e ajudaram nos transportes dos funcionários que foram afetados com a redução dos horários de ônibus nos bairros.

Sobre o acidente

O acidente destruiu completamente 78 coletivos que atendem diversos bairros na cidade, o que gerou uma crise no transporte público, já que as duas empresas são responsáveis por cerca de 40% das linhas de ônibus que circulam em Petrópolis.

No início da manhã, a Prefeitura autorizou o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) a buscar todos os meios necessários para garantir o atendimento à população. Já à tarde, o município pediu que o Setranspetro apresente um plano de contingência para o transporte público.

O Setranspetro, por meio de nota, afirmou acreditar que o incêndio tenha sido provocado. A Polícia Civil está investigando o caso e disse que as diligências para apurar as causas do acidente estão em andamento.

Já a Prefeitura de Petrópolis informou  que vai acionar o Ministério Público para que haja rigorosa apuração sobre o ocorrido.

Operação emergencial

Em caráter emergencial, coletivos da empresa Master (do mesmo grupo da Petro Ita) estão operando em Petrópolis. Ao todo, são 8 ônibus em circulação nesta terça e, segundo o Setranspetro, até o fim do dia outros dois começarão a operar na cidade.

Para esta quarta-feira (10), está previsto que mais dez coletivos da empresa Master cheguem a Petrópolis para apoiar a operação emergencial.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir