Connect with us

Número de ônibus destruídos por incêndio chega a 78; Polícia investiga as causas

Cidade

Número de ônibus destruídos por incêndio chega a 78; Polícia investiga as causas

Veja o que já se sabe sobre o acidente que atingiu as empresas Petro Ita e Cascatinha, em Petrópolis, na madrugada desta terça-feira

O número de ônibus completamente destruídos por um incêndio na madrugada desta terça-feira (9) na garagem da Petro Ita e Viação Cascatinha chega a 78. As informações foram divulgadas pelo Corpo dos Bombeiros.

Foto Reprodução Grupos de WhatsApp

Ao todo, 16 militares atuaram no combate às chamas, com apoio dos quartéis do Centro e de Itaipava. Segundo os militares, ninguém ficou ferido.

Os prejuízos ainda estão sendo calculados pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro). As duas empresas são responsáveis por mais de 40% das linhas de ônibus em Petrópolis.

Para suprir o contingente, coletivos da empresa Master – do mesmo grupo empresarial da Viação Cascatinha e Petro Ita-, estão operando na cidade de forma emergencial. Questionado, o Setranspetro afirmou que ainda não tem o número de ônibus da Master que irá atender a cidade.

Investigação

O Setranspetro disse que há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso. A Polícia Civil informou que a perícia foi realizada na garagem e que outras diligências estão em andamento para esclarecer os fatos.

A Prefeitura de Petrópolis anunciou que irá acionar o Ministério Público, para que haja rigorosa apuração sobre as causas do ocorrido.

A Comissão de Transporte Público e Mobilidade da Câmara Municipal informou que irá acompanhar a investigação do caso.

Ajuda

Quem tiver informações que possam ajudar a polícia nas investigações, pode ligar de forma anônima para o Disque Denúncia no número 0300 253 1177 e pelo whatsApp (21) 2253 1177. Informações também são recebidas no Disque Denúncia do Rio pelo whatsApp (21) 99973 1177.

Impacto no dia a dia

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis  (CDL) calcula que 20 mil pessoas foram afetadas, atingindo diretamente o comércio e a força de trabalho da cidade. A CDL afirma ainda que está acompanhando a operação emergencial para o transporte público e cobra providências.

“Felizmente sem feridos, o episódio evidencia ainda mais a tragédia diária que é hoje o sistema coletivo de transportes de Petrópolis. Uma cidade com 306 mil habitantes e com um terço da população ocupada não pode ficar à mercê da incerteza diária e precariedade permanente do que é ofertado hoje em transporte público”, disse a CDL por meio de nota.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Petrópolis conversou com os trabalhadores e os empresários, se solidarizando no que diz respeito aos prejuízos. O sindicato informou que vai acompanhar o dia a dia das operações para que os trabalhadores não sejam impactados pela tragédia.

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) também emitiu uma nota cobrando da Prefeitura uma solução definitiva para o transporte público.

“A deficiência na oferta de ônibus penaliza diretamente 8 mil trabalhadores do setor turístico. O deslocamento do trabalhador não pode ser um desafio diário. Ele precisa ser feito com segurança, pontualidade e qualidade.  A eficiência no deslocamento interfere no bom atendimento ao visitante e na imagem positiva que a cidade precisa ter”, destacou.

Solidariedade

Com boa parte da população dependo dos coletivos, a carona solidária foi incentivada diante do ocorrido. Para o pleno funcionamento do comércio, lojistas se reuniram e ajudaram no transporte dos funcionários que foram afetados com a redução dos ônibus nos bairros.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir