Petropolitanos recorrem às caronas solidárias após incêndio em garagem de ônibus
Iniciativa foi para garantir o deslocamento da população e o funcionamento do comércio e dos serviços
O incêndio na Petro Ita e Viação Cascatinha na madrugada desta terça-feira (9) impactou a vida de milhares de trabalhadores que dependem das linhas de ônibus atendidas pelas empresas. Petropolitanos que precisaram sair de casa logo pela manhã tiveram que improvisar e a saída foi recorrer às caronas solidárias.
Foto: Alice Lobo
A iniciativa ocorreu de maneira espontânea, contando com o apoio de lojistas e dos próprios colegas de trabalho, que fazem os mesmos trajetos. Toda a organização ocorreu por meio de aplicativo de mensagens.
Este foi o caso da professora Elaine Rodrigues, que mora em Piabetá e trabalha no Alto da Serra. Ciente do que tinha ocorrido durante a madrugada, antes de sair de casa já se prontificou para dar carona para algumas amigas. “Falamos pelo WhatsApp, avisei por onde passaria e fomos juntas para escola”, disse.
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis, os empresários também se reuniram e ajudaram nos transportes dos funcionários que foram afetados com a redução dos horários de ônibus nos bairros.
Sobre o acidente
O acidente destruiu completamente 78 coletivos que atendem diversos bairros na cidade, o que gerou uma crise no transporte público, já que as duas empresas são responsáveis por cerca de 40% das linhas de ônibus que circulam em Petrópolis.
No início da manhã, a Prefeitura autorizou o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) a buscar todos os meios necessários para garantir o atendimento à população. Já à tarde, o município pediu que o Setranspetro apresente um plano de contingência para o transporte público.
O Setranspetro, por meio de nota, afirmou acreditar que o incêndio tenha sido provocado. A Polícia Civil está investigando o caso e disse que as diligências para apurar as causas do acidente estão em andamento.
Já a Prefeitura de Petrópolis informou que vai acionar o Ministério Público para que haja rigorosa apuração sobre o ocorrido.
Operação emergencial
Em caráter emergencial, coletivos da empresa Master (do mesmo grupo da Petro Ita) estão operando em Petrópolis. Ao todo, são 8 ônibus em circulação nesta terça e, segundo o Setranspetro, até o fim do dia outros dois começarão a operar na cidade.
Para esta quarta-feira (10), está previsto que mais dez coletivos da empresa Master cheguem a Petrópolis para apoiar a operação emergencial.