Connect with us

De acordo com o Setranspetro, 14 veículos devem reforçar a frota a partir desta quarta

Cidade

De acordo com o Setranspetro, 14 veículos devem reforçar a frota a partir desta quarta

Dos 74 ônibus destruídos, 48 estavam em uso. Incêndio impactou o comércio local com o atraso dos trabalhadores

Na madrugada desta terça-feira (9), a garagem das viações Petro Ita e Cascatinha foi incendiada, destruindo 74 ônibus. Juntas, as duas empresas são responsáveis por 40% das linhas de ônibus de Petrópolis e, para suprir o contingente, coletivos da empresa Master realizaram a operação de 50 linhas em formato emergencial na data.

Foto: Reprodução Grupos de WhatsApp

Dos 74 veículos perdidos, 50 eram da Petro Ita (desses, 10 estavam em desuso, segundo as empresas) e 18 da Cascatinha (10 também em desuso). Além disso, seis veículos já eram sucata. A perda real foi de 48 veículos.

Funcionamento dos próximos dias

Os prejuízos ainda estão sendo calculados pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro). O órgão afirmou que oito veículos da empresa Master (do mesmo grupo da Petro Ita) entraram em operação nesta terça-feira. Para quarta-feira (10), a previsão é a chegada de mais dois veículos da Master, dois da Petro Ita e dois da Cascatinha (que passaram por reparos).

Os veículos serão usados no Gulf, única comunidade que está totalmente desassistida, e nas áreas onde há maior demanda. Até o fechamento desta matéria, o Setranspetro ainda não informou como funcionará a operação das linhas.

A Prefeitura instaurou, também, na tarde desta terça-feira (9), o gabinete de crise do transporte público em Petrópolis, que tem como objetivo discutir ações para regularizar o serviço afetado após o incêndio.

Foto: Divulgação

Impactos no comércio

Com o ocorrido, diversos estabelecimentos foram impactados com o atraso dos trabalhadores, de acordo com o Sicomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), que estima que 20 mil pessoas tenham sido afetadas diretamente com o fato.

“A fragilidade na oferta do transporte vem se agravando nos últimos anos, tirando a qualidade no deslocamento das pessoas para o trabalho, estudo e afazeres diários. Felizmente sem feridos, o episódio evidencia ainda mais a tragédia que é hoje o sistema coletivo de transportes de Petrópolis. Uma cidade com 306 mil habitantes e com um terço da população ocupada não pode ficar à mercê da incerteza diária e precariedade permanente do que é ofertado hoje em transporte público”, manifestou a entidade em nota.

O Sicomércio lamentou o caso e se solidariza com os profissionais que atuam nas duas empresas. “Infelizmente esse incêndio mostra a vulnerabilidade da questão do transporte na cidade. A população já vem sofrendo há algum tempo com a falta de transporte de qualidade e de novos coletivos para garantir o ir e vir. Como o incêndio ocorreu de madrugada, muitos trabalhadores foram pegos de surpresas e tiveram dificuldades para chegar no trabalho. Entendemos a situação de cada um deles e torcemos para que um plano de contingência seja colocado em prática o mais rápido possível, para que a rotina do comércio e demais setores produtivos não seja ainda mais prejudicada”, afirma o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

Rua 16 de março – Foto: Arquivos Sou

Carona solidária

Alguns destes petropolitanos que precisaram sair de casa logo pela manhã tiveram que improvisar e a saída foi recorrer às caronas solidárias. A iniciativa ocorreu de maneira espontânea, contando com o apoio de lojistas e dos próprios colegas de trabalho, que fazem os mesmos trajetos.

Toda a organização ocorreu por meio de aplicativo de mensagens. De acordo com CDL, os empresários também se reuniram e ajudaram nos transportes dos funcionários que foram afetados com a redução dos horários de ônibus nos bairros.

Foto: Alice Lobo

Investigação

Ao todo, 16 militares atuaram no combate às chamas, com apoio dos quartéis do Centro e de Itaipava. Segundo os militares, ninguém ficou ferido.

O Setranspetro disse ainda que há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso. A Polícia Civil informou que a perícia foi realizada na garagem e que outras diligências estão em andamento para esclarecer os fatos.

A Prefeitura de Petrópolis anunciou que irá acionar o Ministério Público, para que haja rigorosa apuração sobre as causas do ocorrido.

A Comissão de Transporte Público e Mobilidade da Câmara Municipal informou que irá acompanhar a investigação do caso, bem como o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Petrópolis.

Foto: Rodrigo Boa Ventura

Denuncie

Quem tiver informações que possam ajudar a polícia nas investigações, pode ligar de forma anônima para o Disque Denúncia no número 0300 253 1177 e pelo whatsApp (21) 2253 1177. Informações também são recebidas no Disque Denúncia do Rio pelo whatsApp (21) 99973 1177.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir