Connect with us

De olho em Paris, atleta petropolitana sonha em trazer medalha olímpica para casa

Esporte

De olho em Paris, atleta petropolitana sonha em trazer medalha olímpica para casa

Aos 23 anos, a petropolitana Vitória Mendonça já foi cinco vezes campeã sul-americana

Celeiro de talentos, Petrópolis pode ganhar mais uma medalhista olímpica nos próximos anos com Vitória Mendonça, uma das promessas do vôlei de praia nacional. Cinco vezes campeã sul-americana, a jovem atualmente ocupa o 13º lugar no ranking mundial da categoria e é a 3ª melhor colocada entre as brasileiras.

Foto: Arquivo pessoal

A trajetória

A vida de Vitória no esporte começou aos 8 anos, quando passou a ter aulas de vôlei de praia com os dois irmãos. Aos 13 anos, a atleta foi para o Flamengo, onde permaneceu até os 15 anos e disputou alguns campeonatos estaduais pelo clube. Aos 21, foi campeã brasileira Sub-21, já demonstrando o talento necessário para representar o Brasil no futuro.

“Fui campeã na primeira etapa da vida. A minha relação com o esporte sempre foi de muito amor. O esporte salva a gente de muitas coisas da vida. Mas além de amor, tem muito trabalho e responsabilidade, e hoje eu me sustento por ele”, explica.

Foto: Arquivo pessoal

Desde então, a petropolitana não parou mais de vencer. Além do Brasileiro sub-21, Vitória, junto com sua dupla, Andressa Cavalcanti, também conquistou um Mundial da mesma categoria, cinco campeonatos sul-americanos em todas as categorias e foi duas vezes campeã brasileira sub-19, além de vários pódios em outras competições. No último torneio, disputado em Uberlândia, ficaram em 13º.

Sonho olímpico

Para se classificar para as Olimpíadas, Vitória e Andressa precisam estar entre as duas melhores equipes brasileiras. Atualmente, as duplas formadas por Duda e Ana Patrícia e Carol Bárbara estão à frente, mas nada que abale a confiança da petropolitana.

Foto: Arquivo pessoal

Para a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), as duas vagas brasileiras serão decididas pelas colocações nos rankings internacionais. Até junho do ano que vem, a chance da petropolitana representar o país é grande, apesar da atleta estar focada no caminho e continuar mantendo os pés no chão.

“Olha, eu não costumo pensar sobre as olimpíadas ainda. Estamos na corrida olímpica, que vai até junho de 2024. Então estamos com os pés no chão e fazendo o passo a passo. Lá na frente a gente pensa nisso”, reiterou.

Falta de apoio ainda fragiliza a competitividade

Quando perguntada sobre o possível apoio, Vitória citou uma dificuldade já conhecida em todo o Brasil: a falta de investimento e estrutura dadas aos atletas atrasa o país em relação aos competidores de outras nacionalidades, algo que não é exclusivo do vôlei. Até mesmo no futebol, por exemplo, os brasileiros ficaram para trás por falta de padrão, investimento e evolução.

Foto: Arquivo pessoal

“Olha, acho que as cidades do Rio de Janeiro, ainda mais as do interior como Petrópolis, não dão muita estrutura para o esporte em si. Mas é o Brasil inteiro. Ninguém dá valor ao esporte e suporte. Amo falar que nasci em Petrópolis, respeito a minha cidade, mas não tenho nenhum apoio que me ajude a conquistar meus objetivos, como as olimpíadas. Gostaria muito de receber algum suporte, para mostrar Petrópolis para o resto do mundo”, desabafou.

Pela falta de apoio, a principal dica da atleta é de que os interessados em crescer no esporte busquem escolinhas e treinem individualmente. Com o talento e o esforço, as oportunidades aparecem, assim como para Vitória.

Patrocínio

Destacando a dificuldade de se manter como esportista no país, Vitória está buscando patrocinadores petropolitanos para as próximas etapas do Volleyball World Beach Tour. “Amaria ter Petrópolis comigo nos mundiais. Seria lindo mostrar às pessoas que o lugar onde nasci, me ajuda e apoia”, comentou.

Sonhos para o futuro

Além da disputa nas olimpíadas e a busca por uma medalha, Vitória Mendonça também sonha em casar, ter filhos e formar uma família.

“Acho que em 10 anos, me vejo feliz com a carreira, com vários títulos importantes, uma medalha olímpica e uma família bem estabelecida”, finalizou.

Para acompanhar a carreira e entrar em contato com a atleta para apoio e patrocínios, basta acessar o Instagram @Vitoriamrodrigues. A próxima etapa do Beach Tour acontece em Ostrava, na República Tcheca, de 31 de maio a 4 de junho.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir