Connect with us

Você sabia que é possível doar parte do Imposto de Renda aos Canarinhos de Petrópolis?

Cidade

Você sabia que é possível doar parte do Imposto de Renda aos Canarinhos de Petrópolis?

Destinação é aberta a declarantes de todo o Brasil, incluindo aqueles a serem restituídos. Nesse formato, a pessoa não paga a mais e nem recebe a menos da Receita Federal. Só garante que o valor seja encaminhado aos corais

Além das diversas campanhas de arrecadação de fundos realizadas ao longo do ano, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis anunciou uma nova maneira de apoiar o trabalho dos corais dos Canarinhos. A partir da declaração do imposto de renda, o contribuinte tem a opção de destinar parte do valor a pagar aos Fundos da Criança e do Adolescente com repasse para a instituição. A opção é aberta a declarantes de todo o Brasil, incluindo aqueles a serem restituídos.

Foto: Divulgação

Registrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis é apto a receber a destinação do imposto de renda de pessoas físicas. Como explica Rose de Mello, gestora dos Canarinhos, são elegíveis para destinar aqueles que declararem na Opção pelas Deduções Legais, a partir do modelo completo. A base de cálculo é o imposto devido e, para facilitar, o próprio programa de Ajuste Anual calcula e sugere o valor possível de destinação para cada fundo. 

“Hoje, 3% do imposto a pagar pode ser destinado ao Instituto. E, para aqueles que se perguntam se podem fazer tendo imposto a restituir, a resposta é sim porque o valor vem daquele a pagar. Os Canarinhos poderão investir 80% do valor recebido para viabilizar os seus projetos e 20% será mantido pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para apoiar outras iniciativas na cidade”, explica Rose. Ela esclarece, ainda, que a partir da realização da destinação o declarante não paga a mais e nem recebe a menos.

Maneira de assegurar que parte do imposto seja revertido em benefícios diretos a crianças e adolescentes, a destinação irá contribuir para a manutenção das atividades dos corais das meninas e meninos dos Canarinhos – sendo este o mais antigo do Brasil. Abaixo, está o passo a passo que o declarante deverá seguir:

1- Acesse a opção Doações Diretamente na Declaração;

2- Escolha Destinações ao Fundo da Criança e do Adolescente;

3- Escolha o Estado e o Município que receberão e o programa indicará o valor possível para destinação;

4- Observe que o valor de sua destinação é adicionado integralmente ao valor de sua restituição;

5- Após o preenchimento dos dados, imprima o DARF e realize o pagamento até 31 de maio de 2023.

 Ao final das etapas mencionadas acima, é fundamental que o declarante encaminhe uma declaração para o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis de forma a garantir que o repasse seja feito à instituição. Mais detalhes sobre a destinação bem como eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo WhatsApp (24) 99926-1820. Os Canarinhos podem ser acompanhados no Instagram e TikTok @canarinhosdepetropolis, YouTube Canarinhos de Petrópolis e Facebook Canarinhos de Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir