Você sabia que existe um Museu de Armas Históricas em Petrópolis?
Réplica de um castelo medieval, o espaço conta com foço, apontes levadiças e até passagens subterrâneas
Os olhares mais atentos certamente já repararam que na altura do km 40 da Estrada Rio – Petrópolis existe um castelo em estilo medieval no lado direito da pista. Próximo da chegada da cidade, o Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha é alvo da curiosidade de muitos e, sabendo disso, reunimos alguns dos destaques envolvendo a imponente construção.
Fotos: Reprodução/Instagram @smaelmf
Um projeto que faz viajar no tempo
Mesmo que de longe, o simples ato de observar a arquitetura da réplica de um castelo medieval já é capaz de conduzir o público a uma viagem no tempo. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o imóvel chama atenção por sua construção com pedras aparentes e por elementos típicos da época a que remete, como o foço, as pontes levadiças e passagens subterrâneas.
Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, o castelo teria começado a ser construído em meados da década de 1950.
A paixão de um colecionador
Fundado pelo museólogo Sérgio Ferreira da Cunha, o museu foi consolidado graças à paixão do colecionador, que era também descendente do Conde de Cunha. Ao todo, o acervo do local conta com mais de 3 mil armas, incluindo exemplares de ferramentas de guerra indígenas, canhões portugueses, baionetas, armas militares, instrumentos da Primeira e Segunda Guerras Mundiais e do período Imperial Brasileiro.
Fotos: Reprodução/Instagram @smaelmf
Itens históricos em um castelo que faz jus ao tema
Até hoje administrado em família, conta-se que o acervo do museu é constituído tanto por aquisições pessoais, quanto por doações do Museu da Marinha, Arsenal da Guerra, Ministério da Aeronáutica e do Departamento de Material Bélico do Exército. Entre os destaques estão carros cozinha usados na Primeira Guerra, capacetes e espadas da Guarda Imperial de D. Pedro I, além de armaduras medievais e japonesas.
Você sabia? Além dos instrumentos bélicos, o castelo abriga uma biblioteca com mais de 4 mil exemplares que vão do século XVIII ao XIX, caminhando pela História Geral a do Brasil e militar.
Sobre a visitação
Propriedade privada, o Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha – localizado na Rua Ferreira da Cunha, 1, a cerca de 50 metros do ponto final do ônibus Duques – vinha operando, até a pandemia, a partir do agendamento prévio de grupos pelo e-mail contato.mahfc@gmail.com. Por enquanto, o espaço ainda não foi reaberto ao público. Em caso de novidades, essa matéria será atualizada por nossa equipe.
Fotos: Reprodução/Instagram @wilsonnunes_6 – @smaelmf
O que você mais gostou de saber sobre o museu? Conta pra gente nos comentários =)
Veja também:
- 8 situações e programas que faziam os petropolitanos felizes antigamente
- Parece mentira, mas é verdade: 8 fatos inusitados que já aconteceram em Petrópolis
- 8 lembranças que só quem frequentou o Hipershopping entre os anos 90 e 2000 vai ter
- Nova exposição no Museu Imperial: exibição resgata a história de Petrópolis nas décadas de 1930 e 1940