Connect with us

Você sabia que existe um Museu de Armas Históricas em Petrópolis?

História

Você sabia que existe um Museu de Armas Históricas em Petrópolis?

Réplica de um castelo medieval, o espaço conta com foço, apontes levadiças e até passagens subterrâneas

Os olhares mais atentos certamente já repararam que na altura do km 40 da Estrada Rio – Petrópolis existe um castelo em estilo medieval no lado direito da pista. Próximo da chegada da cidade, o Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha é alvo da curiosidade de muitos e, sabendo disso, reunimos alguns dos destaques envolvendo a imponente construção.

Fotos: Reprodução/Instagram @smaelmf

Um projeto que faz viajar no tempo

Mesmo que de longe, o simples ato de observar a arquitetura da réplica de um castelo medieval já é capaz de conduzir o público a uma viagem no tempo. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o imóvel chama atenção por sua construção com pedras aparentes e por elementos típicos da época a que remete, como o foço, as pontes levadiças e passagens subterrâneas.

Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, o castelo teria começado a ser construído em meados da década de 1950.

A paixão de um colecionador

Fundado pelo museólogo Sérgio Ferreira da Cunha, o museu foi consolidado graças à paixão do colecionador, que era também descendente do Conde de Cunha. Ao todo, o acervo do local conta com mais de 3 mil armas, incluindo exemplares de ferramentas de guerra indígenas, canhões portugueses, baionetas, armas militares, instrumentos da Primeira e Segunda Guerras Mundiais e do período Imperial Brasileiro.

Fotos: Reprodução/Instagram @smaelmf

Itens históricos em um castelo que faz jus ao tema

Até hoje administrado em família, conta-se que o acervo do museu é constituído tanto por aquisições pessoais, quanto por doações do Museu da Marinha, Arsenal da Guerra, Ministério da Aeronáutica e do Departamento de Material Bélico do Exército. Entre os destaques estão carros cozinha usados na Primeira Guerra, capacetes e espadas da Guarda Imperial de D. Pedro I, além de armaduras medievais e japonesas.

Você sabia? Além dos instrumentos bélicos, o castelo abriga uma biblioteca com mais de 4 mil exemplares que vão do século XVIII ao XIX, caminhando pela História Geral a do Brasil e militar.

Sobre a visitação

Propriedade privada, o Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha – localizado na Rua Ferreira da Cunha, 1, a cerca de 50 metros do ponto final do ônibus Duques – vinha operando, até a pandemia, a partir do agendamento prévio de grupos pelo e-mail contato.mahfc@gmail.com. Por enquanto, o espaço ainda não foi reaberto ao público. Em caso de novidades, essa matéria será atualizada por nossa equipe.

Fotos: Reprodução/Instagram @wilsonnunes_6 – @smaelmf

O que você mais gostou de saber sobre o museu? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir