Museu do Artesanato comemora 10 anos com inauguração de novas salas e exposição internacional
Artistas do museu participarão de mostra artística em Portugal, em junho
A Casa de Cultura Cocco Barçante comemorou 10 anos de fundação dia 16 de março, mas as atividades comemorativas se estendem ao longo do ano, com direito a uma exposição em Portugal, no mês de junho. A abertura dos eventos festivos aconteceu no dia 25 de março, com a inauguração de duas novas salas no Museu de Artesanato, situado na Casa de Cultura.
Fotos: Bruno Ferreira Soares
Novas salas na Casa de Cultura
A primeira sala é dedicada ao trabalho do artista popular Getúlio Damado, morador do bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, que com suas obras, construídas com reaproveitamento de materiais, retrata a identidade cultural da cidade e os valores de cidadania e composições de gênero da sociedade. A sala recebe texto sobre o artista, redigido pela designer Maristela Pessoa.
Foto: Divulgação
Já a segunda sala irá abrigar o acervo da coleção de 130 bonecas de vários países e regiões do mundo, doadas ao Museu do Artesanato, pela família da advogada Eny Moreira, falecida em 2021. A espaço se chamará “Sala Eny Moreira, Artesanato e cidadania”.
Foto: Divulgação
Parcerias
Durante esses 10 anos a Casa de Cultura Cocco Barçante, que foi criada para abrigar e difundir as obras do artista, tornou-se o ponto de encontro de diversos segmentos artísticos e a sede do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação
Dentre as parcerias está o “Sarau Noite enSOLarada” um projeto de Literatura e Arte, envolvendo poesia, música e teatro, da escritora, produtora e apresentadora Ivone Sol, com quase 30 apresentações. A autora também realizou outros trabalhos com o artista como o projeto literário “Autores e Leitores e o Almoço Cultural, que também envolvia música e poesia.
A Casa Museu ainda abriu o espaço para o cinema recebendo o cineclube do saudoso escritor e diretor de teatro Angelo Romero. Sua maior criação, o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, agrega mais de 200 obras de artistas manuais de todas as regiões do Estado. É um espaço vivo, com exposições temporárias envolvendo diversos segmentos das artes plásticas.
O Museu do Artesanato pode ser acompanhado no Facebook e também no Instagram @museuartesanato.
Pra anotar aí:
Casa de Cultura Cocco Barçante – Museu do Artesanato
Visitação: de 11h às 17h
Endereço: Rua Coronel Veiga, número 1734
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Contato: (24) 3111-4944
Veja também:
- #CartõesPostais: 12 curiosidades sobre o Museu do Artesanato do RJ, localizado em Petrópolis
- Agenda da semana: peça de teatro, feira de brechós, exposições e muito mais em Petrópolis
- Projeto Coro e Orquestra oferece aulas de música gratuitas no Colégio Estadual Rui Barbosa
- Governo do Estado planeja reativar a primeira ferrovia do Brasil, em Petrópolis