Connect with us

Governo do Estado planeja reativar a primeira ferrovia do Brasil, em Petrópolis

Cidade

Governo do Estado planeja reativar a primeira ferrovia do Brasil, em Petrópolis

Projeto ainda está em fase de estudo. Linha foi desativada em 1964

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro (SETRAM) está desenvolvendo um estudo de viabilidade técnica e financeira para a reconstrução da primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis.

Foto: pomineanatureza.blogspot.com.br/

De acordo com o órgão, a equipe técnica já realizou vistorias no local e busca formas de viabilizar o projeto, que tem como objetivo promover a conexão com a rede ferroviária operante na região, como Magé, representando uma nova alternativa de mobilidade para moradores da serra, reconstruindo estações, recuperando a importância histórica do local, além de atrair visitantes.

A primeira ferrovia do Brasil

Segundo o Arquivo Nacional de Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA), a primeira ferrovia foi implantada no Brasil em 1852 por Irineu Evangelista de Souza, futuro visconde de Mauá. O projeto pretendia ligar o Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba e, mais tarde, a Minas Gerais.

Estação de Rodeio e viaduto sobre o Ribeirão dos Macacos, Estação da Serra, na 2ª seção, da Estrada de Ferro de D. Pedro II. Foto: Arquivos MAPA

O percurso deveria ser feito por mar, do Rio de Janeiro até o porto Mauá, na Baía de Guanabara, seguindo de trem até o pé da Serra da Estrela. A partir deste ponto o trajeto seria por uma estrada de rodagem até Petrópolis, onde continuaria novamente por trem.

O primeiro trecho da linha, ligando o Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão, foi inaugurado por Dom Pedro II em 1854. Porém, a chegada da via à Petrópolis, transpondo a Serra do Mar, aconteceu somente em 1886, de acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Foto: Arquivo Pessoal Antônio Pastori

Em Petrópolis, a linha foi desativada em 1964, mas, atualmente, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens entre as estações Piabetá e Vila Inhomirim.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir