Connect with us

Você sabia que Petrópolis tem prática de hóquei gratuita na Casa de Portugal?

Esporte

Você sabia que Petrópolis tem prática de hóquei gratuita na Casa de Portugal?

Atualmente, as equipes petropolitanas disputam torneios por todo o Brasil. No último fim de semana, os times femininos participaram da Copa Sudeste de Hóquei, em Santos, e ficaram em 3º e 2º lugar

Muita gente não sabe, mas Petrópolis tem uma relação muito próxima com o hóquei sobre patins. Primeiro e, até agora, único esporte coletivo do município a se consagrar campeão nacional, é, de fato, digno de reconhecimento para além das fronteiras da cidade.

A prática de hóquei se tornou uma alternativa para quem busca praticar esportes com patins em Petrópolis. E aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a atividade podem treinar gratuitamente na Casa de Portugal, no Quitandinha.

Foto: Divulgação

Os treinos

Responsável pelo treinamento e praticante de hóquei há anos, o professor Ricardo Bouchardet, oferece as aulas gratuitamente durante três vezes por semana. Além disso, os equipamentos são disponibilizados de maneira individual. Para participar, basta ir ao local e procurar um dos responsáveis ou um dos atletas.

“Nosso objetivo é trazer diversão, ajudar a promover a construção de valores morais e éticos além de, é claro, formar novos atletas em Petrópolis”, comentou Ricardo Bouchardet.

A prática acontece todas as sextas-feiras, das 16h às 20h, para atletas que disputam campeonatos. Aos sábados, de 14h às 19h, e domingos, de 9h às 12h30, é mais recreativa. Atualmente, 120 alunos fazem parte do projeto.

A Casa de Portugal fica na R. Gen. Rondon, 715 , no Quitandinha.

Foto: Divulgação

Importância

Ricardo falou sobre a importância dos esportes, não só do hóquei, como um incentivo para o desenvolvimento físico e mental, auxiliando o atleta a promover uma melhora na saúde, além de aprender a lidar com as vitórias e derrotas do dia a dia. A aproximação familiar e o desenvolvimento humano também foi destacado pelo técnico.

Apesar dos benefícios, o treinador revelou que o único local para essa prática esportiva, em Petrópolis, é na Casa de Portugal, não havendo infraestrutura em outros pontos da cidade e nem incentivo financeiro para que isso aconteça.

Para quem quer ajudar de alguma forma, seja financeiramente ou com materiais esportivos, basta entrar em contato com o clube pelo Instagram ou Facebook.

Foto: Divulgação

Paixão de mãe e filha

A goleira Flávia Rittmeyer, que começou no esporte aos 18 anos e joga hóquei até os dias atuais, comentou sobre a mudança que a atividade promoveu em sua vida. Desde que começou, só parou de jogar para realizar outro sonho: o de ser mãe.

“Sempre amei praticar esportes e amava patinar. Um dia, quando fui levar meu irmão para treinar futebol, fiquei para uma aula experimental de hóquei e me apaixonei. Só parei para ser mãe, mas o amor foi tão grande que voltei. Hoje jogo na Casa de Portugal com a companhia da minha filha de 15 anos”, contou.

No último final de semana, a Casa de Portugal participou da Copa Sudeste de Hóquei, em Santos, com dois times femininos: sub-16 e adulto, ficando em 3º e 2º lugar, respectivamente. Agora, as atenções das equipes petropolitanas se voltam para o sul-americano, de 1⁰ a 6 de maio, o Brasileirão feminino, de 12 a 15 de julho e o Pan-Americano de seleções, que deve ocorrer em outubro e novembro.

Foto: Arquivo Pessoal/Flávia Rittmeyer

O esporte

O Hóquei surgiu na Inglaterra e é um esporte olímpico desde 1908. Atualmente, é praticado no Canadá, Finlândia, Suíça, Rússia e também nos Estados Unidos, além do Brasil. Tradicionalmente, o jogo acontece em ringues de gelo, mas em países como o nosso, é disputado em quadras.

As regras são as seguintes: cada time tem seis jogadores e o objetivo é levar o disco, de 2,5 centímetros, até o gol adversário. O jogo tem direção de três tempos de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos. O cronômetro é zerado quando o disco não está em jogo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir