Connect with us

Trilheiros Solidários: guias arrecadam doações em troca de trilhas gratuitas em Petrópolis

Petrópolis do bem

Trilheiros Solidários: guias arrecadam doações em troca de trilhas gratuitas em Petrópolis

Projeto tem limite de 20 pessoas por passeio e acontece sempre no primeiro domingo do mês

Declarado como patrimônio cultural de Petrópolis, o montanhismo é uma das principais atividades de lazer dos petropolitanos e turistas. Com opções de trilhas leves, moderadas ou difíceis, o grupo “Trilheiros Solidários”, fundado há pouco mais de um ano, começou a usar os passeios como forma de arrecadar doações para quem mais precisa na cidade.

A ação, que acontece no primeiro domingo de todos os meses, tem limite de 20 pessoas por trilha, para diminuir o impacto ambiental na natureza.

Foto: Divulgação

Para participar da trilha solidária de maio, que ainda não tem lugar definido, basta entrar em contato com o grupo pelo Instagram. No próximo domingo (2), o grupo fará o passeio da Cachoeira do Caxambu.

As vagas são limitadas e já estão esgotadas. Neste mês de março, as doações foram totalmente voltadas para a Páscoa, com arrecadação de chocolates.

Foto: Divulgação

Formas de ajudar

Quem não gosta ou não pode fazer uma trilha, mas também deseja ajudar, pode deixar as contribuições no Edifício J. Paulo I, na Praça Dr. Sá Earp Filho, número 22/1001. As doações funcionam de maneira simples: os organizadores escolhem um foco para o mês, que pode ser utensílios, material escolar, comida e até roupas. O grupo não estipula valor ou quantidade, a pessoa escolhe a forma que achar melhor para ajudar.

“Aumentar o contato das pessoas com a natureza é a prioridade, além de ajudar o próximo. O petropolitano se prende muito ao Centro da cidade, e Petrópolis é imensa. Temos muitas trilhas e muitas cachoeiras, e dar a oportunidade dessas pessoas conhecerem a cidade é muito importante. A solidariedade é um ponto alto, precisamos disso. É um momento difícil”, comenta Luana Manhães, que é guia e uma das idealizadoras do projeto.

Os Trilheiros Solidários já promoveram passeios no Circuito das Bromélias, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e no Mirante Flávio Cavalcanti, no Caxambu. O foco sempre é nas trilhas leves, para que todas as pessoas possam participar.

Foto: Reprodução do Facebook

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
  • Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
  • Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
  • Não remova plantas, alimente animais ou deixe restos de frutas pelo caminho;
  • Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. Deixe pegadas e leve somente fotos do passeio!

Pra anotar aí:

Trilheiros Solidários

Dia: todo último domingo do mês

Local: Acontece, cada vez em um local, nas trilhas leves da cidade

Doações: aceita doações (itens variados e/ou dinheiro)

Onde doar: Edifício J.Paulo I, na Praça Dr. Sá Earp Filho, número 22/1001

Mais informações: Trilheiros solidários

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir