Connect with us

Do Samambaia ao Quitandinha: 9 histórias por trás dos nomes de bairros e regiões de Petrópolis

História

Do Samambaia ao Quitandinha: 9 histórias por trás dos nomes de bairros e regiões de Petrópolis

Para navegar pelas curiosidades da história!

Grande parte dos petropolitanos se revela curiosa com relação às histórias por trás dos bairros em que residem. Ouvimos vocês e preparamos uma seleção de algumas das melhores explicações que descobrimos nos últimos tempos do porquê dos nomes de algumas localidades. Aproveitem!

1- Correas

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Antes do Imperador Dom Pedro I comprar a Fazenda do Córrego Seco, conta-se que uma das hospedagens favoritas do regente era a Fazenda do Padre Corrêa. A família do padre tinha origem portuguesa e possuía várias prioridades na região, que posteriormente se tornariam a cidade de Petrópolis.

Quando os tropeiros passavam pelo local, que era parte do Caminho do Ouro entre Minas e o Rio de Janeiro, eles diziam que iam se hospedar na “Fazenda dos Corrêas”. Desta forma, o bairro de Petrópolis acabou ganhando o nome da família dona da propriedade. A parte principal do imóvel ainda existe e é sede da Escola Municipal Padre Corrêa.

2- Itaipava

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Durante algumas visitas ao site do Instituto Histórico de Petrópolis, descobrimos que a palavra Itaipava é, na verdade, de origem indígena! Contam os moradores da região que o termo pode fazer referência tanto a uma pequena queda d’água, quanto a um recife de pedra que atravessa um rio de margem a margem, gerando um desnivelamento na corrente.

De acordo com um artigo publicado pelo já falecido professor e historiador Jeronymo Ferreira Alves Netto, o termo faria referência ao Rio Piabanha que, na altura de Itaipava, é cortado pela chamada Pedra do Salto, que seria responsável por afetar o curso das águas. Ainda segundo ele, os primeiros habitantes de Itaipava teriam sido os índios, que habitavam a beira do também Rio Piabanha!

3- Quitandinha

Foto: José Renato Lisboa

Você sabia que o Quitandinha leva esse nome porque no passado houve, de fato, uma quitanda no local? De acordo com a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, no local em que está situado o Palácio, havia, antigamente, uma fazenda com uma pequena quitanda onde se podia adquirir produtos agrícolas produzidos no local pelos viajantes que passavam pela cidade quando a caminho do interior do país. O nome teria pegado e contribuído, mais tarde, para a nomeação do Palácio. Curioso, né?

4- Mosela

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

De acordo com informações disponibilizadas pela Turispetro, durante a colonização de Petrópolis a ideia do Major Koeler foi a de nomear os quarteirões após as regiões de origem dos colonos na Alemanha e, assim, facilitar sua adaptação. Dessa forma, surgiram o Bingen, Castelânea (Kastellaun), Ingelheim, Mosela (Mosel), Nassau, Palatinato Superior, Palatinato Inferior, Renânia Central, Renânia Inferior, Siméria (Simmern) e Westfália.

5- Serra da Estrela

Foto: Nicoli Rodrigues

De acordo com a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, a Serra da Estrela, popularmente conhecida como Serra Velha, teria sido assim chamada porque, à noite, os viajantes que seguiam em direção ao Rio de Janeiro ou a Minas se orientavam pela Estrela Vésper, que ficava justamente em cima da Serra e lhes servia de guia. Bacana, né? Foi também através do referido caminho que chegaram os primeiros colonos de Petrópolis e que a família imperial acessava a cidade. Quanta história aqueles caminhos não guardam, hein?

6- Loteamento Madame Machado

Foto: Reprodução/Facebook Madame Machado Vendas e Trocas

De acordo com moradores da região, Madame Machado era esposa do médico português José da Gama Machado. Ele era proprietário da Fazenda Nova Constância, de 70 alqueires que, posteriormente, foi loteada e deu origem ao bairro de mesmo nome. A localidade é, principalmente, residencial e fica no distrito de Itaipava.

7- Dr. Thouzet

Foto: Köchem Imagens Aéreas

O Doutor Thouzet, que dá nome a uma rua de Petrópolis, era um médico de origem francesa. O nome completo dele é Constantino Napoleão Thouzet. Ele tinha experiência e utilizava plantas medicinais em seus trabalhos nos tratamentos de saúde. Dr. Thouzet veio para Petrópolis a convite do Imperador Dom Pedro II em torno de 1850 para atuar como médico por aqui principalmente ajudando a controlar a epidemia de cólera que atingiu boa parte dos colonos germânicos residentes na cidade. Dada a sua importância na época, foi homenageado.

8- Samambaia

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Por mais incrível que possa soar, os primeiros registros da Fazenda Samambaia – antiga Belmonte – datam do século XVIII, mais de um século antes da fundação da cidade de Petrópolis! Tombada pelo Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, a fazenda fazia parte da variante do Caminho Novo concedida por Bernardo Soares Proença. O bairro foi nomeado em homenagem a ela, cuja paisagem era repleta de samambaias! Daí o nome não só da área, mas, posteriormente, também da região.

9- Estrada da Saudade

Foto: Divulgação/PMP

De acordo com o guia de turismo Abel Abay, o nome tem relação direta com o casarão da região, que pertenceu a Nair de Teffé. Nair foi a primeira mulher a fazer caricaturas no mundo e ser reconhecida. Ainda segundo ele, por ser amante das artes e da natureza Nair teria o hábito de ir ao topo dos morros de Petrópolis para ver a cidade do Rio de Janeiro, da qual sentia muita saudade. Por esse motivo, segundo a história, o local teria virado a Estrada da Saudade.

De quais outros bairros você gostaria de saber as histórias por trás dos nomes? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir