Connect with us

Após alta procura, SOS SERRA abre novas vagas para treinamento gratuito em desastres em Petrópolis

Petrópolis do bem

Após alta procura, SOS SERRA abre novas vagas para treinamento gratuito em desastres em Petrópolis

Inscrições estão disponíveis para as aulas que acontecem nos dias 29 e 30 de março

A SOS SERRA está oferecendo treinamentos gratuitos sobre desastres ambientais em Petrópolis e, após o sucesso das duas primeiras turmas em fevereiro, a associação abriu novas vagas, que estão disponíveis para as aulas que acontecem nos dias 29 e 30 de março.

Foto: Divulgação

Como se inscrever?

Os interessados devem entrar em contato com a SOS SERRA por mensagem de texto pelo Whatsapp (24) 99303-8885. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e são sujeitas a lotação.

É importante ressaltar que o treinamento não substitui a atuação competente das instituições responsáveis, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Foto: Divulgação

Primeiras turmas

Neste primeiro mês mais de 60 pessoas foram capacitadas, dentre elas, muitos líderes comunitários, que aprenderam a se autoproteger, e ajudar, num momento de tragédia. Agora, nesta sexta-feira (17) e sábado (18), outras 60 terão a oportunidade de serem treinadas, de forma gratuita,  para atuar com mais segurança em enchentes, deslizamentos, acidentes na rua e em casa.

“Perdi meu filho na tragédia de 15 de fevereiro de 2022 e quero ser útil e ajudar os outros”, disse uma das participantes, Roselene Fontes.

Foto: Divulgação

Como são os treinamentos?

O treinamento é oferecido pela Associação SOS SERRA por meio da contratação da ONGHUMUS, organização não governamental especializada em desastres naturais e que esteve recentemente no litoral de São Paulo e na Turquia.

A capacitação básica acontece sempre no galpão da Associação SOS SERRA, no Quitandinha, com apoio institucional da Defesa Civil. É importante destacar que cada aluno participa em um só dia, sendo possível escolher a data que é mais conveniente.

Cada aula tem 8 horas de duração e podem participar até 30 pessoas inscritas na capacitação em “Prevenção e Resgate”, totalizando 60 certificados nos dois dias de curso. Se a demanda continuar, a Associação SOS SERRA está disposta a fornecer mais aulas com a HUMUS.

Foto: Divulgação

“Recebemos em fevereiro muitos representantes dosNUDECs (núcleos da Defesa Civil), o que foi maravilhoso, pois assim vamos disseminando informação em locais de risco da cidade e criando uma rede de proteção na qual todos atuam, todos se ajudam”, diz Gisela Simas, presidente da SOS SERRA.

“É muito importante capacitar agentes locais, pois eles são os primeiros a chegar em uma ocorrência, além de, em situações de emergência,prestar apoio às instituições competentes e aos profissionais especializados”, diz Léo Farah, cofundador da HUMUS, que é capitão licenciado do Corpo de Bombeiros Militares (MG), com experiência internacional no comando de operações de busca e salvamento.

Foto: Divulgação

Tópicos

O treinamento tem como objetivo preparar a população para entender os seguintes tópicos: conceito de desastres e mudanças climáticas, como ocorrem as Enchentes, inundações e deslizamentos, a segurança do local, como construir um pluviômetro caseiro para monitoramento das chuvas, as possíveis rotas de fuga, tratamentos básicos de primeiros socorros, como sair de veículos em enchentes, como utilizar sacos de arremesso para o resgate em enchentes e a retirada de vítimas de escombros (lembrando que a retirada em locais de maior risco deve ser feita pela Defesa Civil e Bombeiros).

Foto: Divulgação

Para mais informações acesse o site da instituição ou entre em contato pelo Instagram @sos_serra, e-mail comunicacao@sosserra.org ou WhatsApp (24) 99303-8885.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir