Connect with us

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí abre inscrições para alunos da rede pública de Petrópolis

Cidade

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí abre inscrições para alunos da rede pública de Petrópolis

Estudantes dos 8° e 9° ano e do 1° ano do Ensino Médio podem se inscrever até o dia 25 de março no curso gratuito de música

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz Petrópolis, está com novas vagas para a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT). O projeto é voltado para alunos da rede pública, que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio. As inscrições para participar do processo seletivo devem ser feitas até o dia 25 de março.

Foto: Divulgação

As vagas são para violino, viola, violoncelo, clarineta e contrabaixo acústico. Para o processo seletivo, que será no dia 26 de março, não é exigido nenhum tipo de conhecimento musical. O curso é gratuito e, ao todo, são seis horas semanais, com aulas individuais de instrumento, prática de orquestra e teoria musical.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (24) 2103-2181 ou presencialmente na recepção do Palácio Itaboraí, que fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso em Petrópolis. O horário de funcionamento é das 8 às 17h.

Para agilizar o processo de inscrição, devem ser fornecidas as seguintes informações: nome completo e idade do (a) candidato (a), endereço, bairro, nome da Instituição de Ensino, escolaridade (ano cursado em 2023), número de telefone, se sabe tocar algum instrumento e qual e, também, para qual instrumento deseja se candidatar. Os (as) alunos (as) também devem informar: nome completo, número do telefone celular e profissão do responsável.

Foto: Divulgação

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) é um projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz /Petrópolis) destinado a estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.

Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos, totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.

Foto: Divulgação

Para aqueles estudantes que pretendem fazer nível superior em música, o projeto desenvolve ainda um trabalho de preparação para o Teste de Habilidade Específica (THE), exigido além do Enem nas Universidades Públicas.

A orquestra é uma realização do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz e do Ministério da Cultura, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbras. A ação é um produto da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir