Connect with us

Casa de Petrópolis terá programação especial e entrada gratuita para petropolitanos no aniversário da cidade

Agenda

Casa de Petrópolis terá programação especial e entrada gratuita para petropolitanos no aniversário da cidade

Ícone da MPB, Jards Macalé sobe a serra para apresentação nesta quarta-feira (15) em Petrópolis

Os 180 anos da Cidade Imperial serão comemorados em grande estilo na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. O distinto ponto turístico receberá em seus jardins a apresentação inédita do ícone da música popular brasileira, Jards Macalé.

Foto: @tripsbymanu e José de Holanda

O cantor sobe a Serra na véspera do feriado, dia 15 de março, para o show a partir das 19h. A entrada é gratuita. A Casa fica localizada à Rua da Ipiranga, 716 – Centro Histórico, e possui estacionamento rotativo no local.

Relação com Petrópolis

Jards Macalé, que acaba de completar seus 80 anos, é compositor, cantor, violonista, arranjador, produtor musical e ator, tem extensa discografia com obras memoráveis como Mal Secreto e Vapor Barato.

Mas isso não significa que o octogenário viva das glórias do passado. Em abril, Macalé presenteia o público com um novo álbum: Coração Bifurcado, cujo single que leva o nome do disco foi lançado no último dia 3 – data de aniversário do artista.

“Eu morei em Petrópolis entre 1978 a 1982, no bairro Independência, e eu tinha orgulho em dizer: ‘moro no Independência de Petrópolis’. Nas minhas férias, em várias ocasiões, eu passei na Cidade de Pedro. A cidade está dentro de mim há muito tempo”, conta o artista sobre a relação com o município. E, para brindar os 180 anos de Petrópolis, ele prepara um repertório que inclui seus vários anos de estrada e novidades do seu disco. “Também vou trazer canções de outros artistas que eu adoro, como Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues e Geraldo Pereira”, destaca.

Foto: José de Holanda

“Esse é um presente para Petrópolis e para os petropolitanos. Macalé tem prestígio incomum na indústria fonográfica, justamente por não ter se rendido ao imediatismo do mercado e utilizar dos poemas e até de certa estranheza para compor sua obra. Será um espetáculo lindo, preparado com muito carinho em um dos cenários mais representativos da cidade”, destaca Luiz Aquila, diretor de Arte e Cultura da CPIC, que também acaba de completar 80 anos e celebra o público com uma exposição inédita no interior da casa.

“Estamos preparando uma grande festa para comemorar os 180 anos de Petrópolis em parceria com a iniciativa privada. Tivemos um ano muito difícil, e neste momento de reconstrução da cidade é importante comemorarmos essa data tão importante tendo a apresentação de artistas renomados, como Jards Macalé. Será uma grande festa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Outras atrações

Durante o evento, as artesãs do Ateliê Arte em Comum produzirão bordados exclusivos dedicados às canções de Jards Macalé. A convite da equipe da Casa, elas farão uma oficina aberta ao público, para quem quiser aprender a arte do bordado. O ateliê busca promover o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural da comunidade por meio de ações que valorizem o coletivo e o fortalecimento da cidadania local. O grupo produz uma variedade de itens usando critérios de economia solidária para promover a geração de renda entre mulheres.

“É uma honra para Petrópolis receber o Jards Macalé, grande nome da música brasileira. Fazemos questão de garantir que a entrada do show seja gratuita para beneficiar a população da nossa cidade”, disse Diana Iliescu, presidenta do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis.

Fotos Divulgação

“Todo o evento está sendo produzido com muito carinho. Pessoalmente, é um sonho vê-lo se apresentando na Casa. Além disso, a presença do Ateliê Arte em Comum vai dar um toque ainda mais especial ao show”, explica a produtora do evento, Lilia Monteiro.

O show conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, do Instituto Municipal de Cultura e da SECEC por meio do edital Retomada Cultural 2, da Petrópolis Film Commission e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e do Hotel Solar do Império. A iniciativa integra a programação da Casa de Petrópolis que também celebra os 80 anos do artista plástico Luiz Aquila com visitação à exposição do artista de quarta a domingo, das 10h às 16h.

Entrada gratuita para petropolitanos no 16 de março

O aniversário de Petrópolis será comemorado com entrada gratuita para os moradores da cidade, na quinta-feira, 16 de março. Importante patrimônio do município, o ponto turístico estará com as portas abertas das 10h às 16h. Para garantir a entrada, basta levar um comprovante de residência e se dirigir à bilheteria do local.

Além de conferir a Casa, quem aproveitar a data para visitar o local poderá apreciar a exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do Artista”. Na mostra, que comemora as oito décadas de um dos mais renomados artistas contemporâneos, são exibidas cinco telas verticais, feitas em duas etapas e datadas de 2013, que juntas formam uma “quase” instalação. Na sala dourada do casarão está a obra “triângulo vermelho”, de 1992.

Pra anotar aí:

Show de Jards Macalé

Quando: quarta, 15 de março, às 19h.

Local: Casa de Petrópolis – Rua Ipiranga, 716 – Centro.

Entrada franca.

Estacionamento rotativo no local.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir