Connect with us

5 destaques do que já se sabe sobre a revitalização da Fábrica São Pedro de Alcântara

Cidade

5 destaques do que já se sabe sobre a revitalização da Fábrica São Pedro de Alcântara

Se você é um dos moradores que mal podem esperar por essa transformação, confira alguns fatos sobre ela!

Esta semana a Sou Petrópolis esteve na Fábrica São Pedro de Alcântara para saber mais detalhes do projeto de reforma do espaço que tem feito os petropolitanos sonharem acordados. Em conversa com Leonardo Simas, um dos sócio proprietários, recolhemos algumas das principais informações do que já se sabe a respeito da revitalização da área. E se você é um dos moradores que mal podem esperar por essa transformação, confira alguns fatos sobre ela!

Relembre: Fábrica São Pedro de Alcântara será revitalizada e transformada em complexo cultural

Foto: Divulgação

1- Um projeto com a intenção de tornar o espaço multisetorial

Pensa numa fábrica grande! Primeira da cidade no segmento têxtil, a Fábrica São Pedro de Alcântara deixou um grande legado de história, arquitetura e infraestrutura! A área contempla cerca de 16 mil metros quadrados, o que a torna ideal para se tornar um espaço multisetorial. A intenção é manter o estacionamento e agregar ao restante do local um mix de serviços e possibilidades com espaço para eventos, cursos, área gastronômica, cultural e artística.

2- 2023: um ano de interlocução

Unânime entre os profissionais envolvidos no projeto de revitalização da fábrica, a interlocução com membros da sociedade tem sido um aspecto bastante prezado nas ações realizadas. Segundo Leonardo Simas, 2023 será um ano decisivo no que diz respeito à definição do conceito do projeto, e as últimas semanas já têm sido dedicadas a ouvir os anseios e demandas da população.

3- Da iluminação às janelas, novos ares

Quem passa pela Washington Luiz, sobretudo à noite, se surpreende com a apresentação da fábrica. Com novos ares, a construção teve uma nova iluminação implementada, a fachada limpa e a substituição dos vidros das janelas. Em paralelo, tem sido feita a manutenção de toda a estrutura da fábrica, além de algumas intervenções para trazer de volta a história do prédio – tudo acompanhado de perto pelo Iphan.

Foto: Divulgação

Interessante: para se ter uma ideia do cuidado com os detalhes, os tijolos utilizados seguem os mesmos tons e padrões dos que eram usados na época da fundação da fábrica em 1885!

4- Um projeto feito por e para petropolitanos

Pensado por petropolitanos nascidos e criados na cidade, o projeto de revitalização da fábrica tem levado em consideração as percepções de quem reside no município. Assim, uma das intenções dos sócio proprietários do imóvel é trabalhá-lo de forma a direcionar e a movimentar a economia do Centro, estimulando o dinamismo do comércio das redondezas.

5- Um resgate da história do prédio

É impossível desassociar o prédio de toda a história que o habita! Assim, a gestão do espaço tem a intenção de, em breve, promover um momento de encontro com ex-funcionários para recolher documentos, histórias e fotografias e, dessa forma, honrar a memória dos que passaram por lá. Certamente será emocionante e o que não vão faltar são depoimentos partilhados.

Na sua visão, o que não pode faltar no espaço reformado da Fábrica São Pedro de Alcântara? Conta pra gente nos comentários! =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir