Connect with us

34° edição da Bauernfest está confirmada para junho em Petrópolis

Agenda

34° edição da Bauernfest está confirmada para junho em Petrópolis

Segunda maior festa alemã do Brasil acontece entre os dias 23 de junho e 9 de julho

Falta pouco mais de 3 meses para a Bauernfest 2023, a Festa do Colono Alemão, e Petrópolis está nos preparativos para o evento, um dos mais importantes do calendário oficial da Cidade.

Este ano, a festa será realizada entre os dias 23 de junho e 9 de julho, com novidades: a ampliação para os distritos, que também vão se vestir de preto, vermelho e amarelo, para celebrar a colonização e os costumes germânicos presentes na cultura petropolitana.

Foto: Divulgação

“A nossa tradicional Bauernfest chega a sua 34ª edição e vamos fazer com que ela chegue a lugares mais distantes do Centro Histórico para que todos possam desfrutar deste que é um grande evento, não só para Petrópolis, mas para todo o Brasil”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Além do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, pontos já tradicionais, os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse, também estarão dentro da programação. O Centro de Cultura Raul de Leoni e o Museu Casa do Colono, ponto turístico que retrata e preserva a identidade germânica em Petrópolis, também vão receber a 34ª Bauernfest. Ao todo, serão mais de 200 atrações espalhadas por toda a cidade, entre apresentações de bandas tradicionais germânicas, grupos folclóricos de dança, corais, orquestras, teatro, recreação infantil, entre outras.

Foto: Divulgação

“Pensamos em uma programação que leve lazer e muito da tradição cultural germânica aos petropolitanos, visitantes e turistas, além de prestar homenagem aos colonizadores alemães que contribuíam para a fundação de Petrópolis”, ressaltou a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

A Bauernfest é um evento consolidado no Brasil e que atrai turistas de várias partes para curtir a festa, realizada no inverno, período de alta temporada para o turismo e de baixas temperaturas no termômetro que, junto com todo o cenário, somam para trazer o clima da Alemanha para Petrópolis. Claro que, para reforçar, tem ainda a gastronomia. Barracas com comidas tradicionais, como salsichão, croquetes, sanduíche de pernil, entre outras delícias. Para acompanhar, as cervejas artesanais de Petrópolis que, obviamente, não poderiam ficar de fora.

“A Bauernfest ajuda a aquecer ainda mais o turismo neste período de alta temporada, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. É um evento que traz alegria e cores para a nossa cidade, ao mesmo tempo que celebramos a nossa colonização”, frisou a secretária de Turismo, Sivia Guedon.

Foto: Divulgação

Na edição de 2022, realizada fora de época, em agosto, foram comercializados 4.800 quilos de salsichão, 50 mil litros do chope oficial da festa e outros 14 mil de cervejarias artesanais de Petrópolis. A ocupação hoteleira chegou a 88,83% no 1º distrito, no último fim de semana de festa, de acordo com levantamento feito pelo Disque Turismo.

“Este ano, o trade espera bater os números de 2022. A Bauernfest este ano retorna à sua data ‘original’ e temos boas expectativas quanto à ocupação da rede hoteleira, a movimentação da gastronomia e o trabalho de prestadores de serviço em geral”, disse o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

Para mais informações sobre a Bauernfest 2023, demais eventos e atrativos de Petrópolis, basta entrar em contato com o Disque Turismo, por meio do 0800-0241516 ou pelo WhastApp (24) 2237-3321. Funcionamento segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingo e feriados, das 9h às 14h.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir