Connect with us

Histórias na ‘Vinida’: petropolitana relembra como eram os desfiles cívicos de 7 de setembro

História

Histórias na ‘Vinida’: petropolitana relembra como eram os desfiles cívicos de 7 de setembro

Na primeira edição da série que resgata histórias de petropolitanos na nossa famosa (a)venida, confira as memórias da década de 70 de Gisela Macedo

*Matéria atualizada no dia 6 de setembro de 2023

Tradicionais em Petrópolis, os desfiles cívicos do dia 7 de setembro levaram, e ainda levam, multidões ao Centro Histórico para acompanhar a passagem das escolas. Este cenário é responsável por boas lembranças de muitos petropolitanos, incluindo de Gisela Macedo, que nos contará uma das suas memórias nesta primeira edição da série “Histórias na Vinida”.

Assistência de alunas uniformizadas e um pelotão de banda de música. Foto: Museu Imperial/Ibram/Ministério da Cidadania/nº45/2019

No final dos anos 70, as duas principais bandas marciais de Petrópolis eram as dos colégios São José e Dom Pedro II (Cenip). Com a rivalidade, os alunos das duas instituições faziam de tudo para a sua equipe ser a melhor.

Gisela foi a responsável por carregar a imponente e pesada bandeira do Colégio São José e, apesar de sua baixa estatura, era grande o orgulho por poder representar algo que tanto amava. “Eu era apaixonada pela minha escola, e com a bandeira, à frente da marcha, era como se tivesse levando todos os alunos comigo”.

O amor pela escola e pela cidade eram tão grandes que, atualmente, Gisela é diretora de um colégio de Petrópolis. Acreditar em uma melhor educação para as próximas gerações é o que sempre a moveu e continua até hoje. “Se estou na direção de uma escola, é pra buscar uma educação tão boa quanto a que eu tive”, finaliza.

Histórias na Vinida

O “Histórias na Vinida” tem como foco contar as experiências vividas pelos nossos leitores na clássica Avenida do Centro Histórico para outros leitores.

Por isso, se você tem algum relato curioso vivido na cidade, mande seu texto pra gente através do e-mail: redacao.soupetropolis@gmail.com com o assunto “Histórias na Vinida”. Esperamos suas histórias por lá!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir