5 lindas cachoeiras em cidades e distritos ‘vizinhos’ de Petrópolis
Belezas naturais em meio a mata atlântica e próximas a Cidade Imperial
As cachoeiras são ótimas opções para se refrescar durante o calor e ainda aproveitar o contato com a natureza. A água limpa, a tranquilidade e o ambiente fresco são um convite para famílias e amigos aproveitam o verão. Desta vez, a Sou Petrópolis listou algumas cachoeiras em outros municípios vizinhos, todos a menos de 100 km da Cidade Imperial, para quem deseja fugir da rotina e conhecer novos lugares. Confira!
1. Cachoeira do Véu da Noiva, em Magé, a 26 km
Como chegar: O trajeto mais rápido para a Cachoeira do Véu da Noiva, no distrito de Santo Aleixo, em Magé, é pela RJ-107 (Serra Velha da Estrela). De lá, o caminho durará pouco mais de 1h, passando por Fragoso e Piabetá. Veja o trajeto completo.
Fotos: Reprodução do Instagram/ @zoentt
Endereço: Estrada da Cascata (sem número), Cachoeira Grande, Magé.
Funcionamento: Aberto 24h.
Entrada: Gratuita.
Dificuldade da trilha: Moderada.
2. Cachoeira dos Frades, em Teresópolis, a 86 km
Como chegar: Famosa travessia da Serra e com visuais incríveis, a viagem entre Petrópolis e Teresópolis dura cerca de 1h25, com seus 60,5 km de distância. Após chegar ao município, o percurso dura um pouco mais de 1h. Do centro da cidade até o destino, são 20 minutos de carro. Veja o trajeto completo.
Fotos: Reprodução do Instagram/@brasil_repost e @jesiel_evangelista
Endereço: Rodovia Dr. Rogério Moura Estevão, 28 – Vale de Bonsucesso, Teresópolis – RJ (daqui, são mais 4 km em uma estrada de terra)
Funcionamento: Aberto 24h
Entrada: Gratuita.
Dificuldade da trilha: Leve
3. Poço da Concórdia, em Guapimirim, a 89 km
Como chegar: O caminho mais rápido e recomendado é pela BR-040, passando também pela BR-116. Ao todo, o trajeto dura 1h28. Do centro de Guapimirim para a Cachoeira da Concórdia, o turista levará pouco mais de 20 minutos. Veja o trajeto completo.
Fotos: Reprodução do Instagram/@re.descobrindodestinos
Endereço: Rua Sem Nome – (Condomínio Alpha II), Limoeiro, Guapimirim. De lá, siga a pé pela Estrada da Concórdia.
Funcionamento: Aberto 24h.
Entrada: Gratuita.
Dificuldade da trilha: Moderada.
Bônus:
4. Cachoeira da Macumba, na Travessia Petrópolis-Teresópolis, a 38 km
Como chegar: siga em direção à serra de Teresópolis e marque 13 quilômetros. A entrada da cachoeira fica em uma curva bem acentuada, no lado direito do sentido Itaipava > Teresópolis. Veja o trajeto completo.
Fotos: Reprodução do Instagram/@muryreguengo e @anaclara.saothiago
Endereço: BR-495, km 13
Funcionamento: Aberto 24h
Entrada: Gratuita.
Dificuldade da trilha: Leve
5. Cachoeira de Secretário, Pedro do Rio, a 42 km
Como chegar: seguindo pela BR-040 (Rio-Petrópolis), vá em direção a Juiz de Fora, até a saída de Pedro do Rio / Secretário. Siga à esquerda para Secretário (RJ-123) por 7 km. Veja o trajeto completo.
Fotos: Reprodução do Instagram/@maladeaventuras
Endereço: Estr. da Rocinha – Pedro do Rio, Petrópolis – RJ
Funcionamento: Aberto 24h
Entrada: Gratuita.
Dificuldade da trilha: Leve
Cachoeiras em Petrópolis:
Se você procura a combinação perfeita entre sol, relaxar e natureza, talvez essa lista possa te ajudar. Selecionamos nove cachoeiras imperdíveis para curtir o verão em Petrópolis. Confira!
Fotos: Reprodução/Instagram – @marimedeiros25 – @trilheiros_mp
Mas atenção!
Cuidados a serem tomados em quedas d’água
Com muitas visitas durante os meses mais quentes do ano, as cachoeiras são lugares de bastante beleza, mas necessitam de atenção redobrada. São inúmeros os casos de afogamentos e quedas nesses locais, o que liga o alerta para quem gosta e quer conhecer as “piscinas naturais”. Confira aqui 10 cuidados a serem tomados em cachoeiras.