Dia das Histórias em Quadrinho: 7 quadrinistas de Petrópolis para conhecer e apoiar o trabalho
De tirinhas curtas e bem-humoradas a histórias de super-heróis em plena Cidade Imperial
*Matéria atualizada em 29 de janeiro de 2024
O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos é comemorado nesta terça-feira, 30 de janeiro. Nesta mesma data, em 1869 foi publicada a primeira HQ no Brasil e, por isto, ela é celebrada anualmente. Petrópolis é repleta de artistas incríveis, entre eles, ilustradores e quadrinistas. A Sou Petrópolis separou 7 quadrinistas que compartilham suas produções, que vão desde tirinhas bem humoradas até histórias de super-heróis, nas redes sociais. Confira!
1. Bichinhos de Jardim
A petropolitana Clara Gomes acumula 67 mil seguidores no Facebook e 29 mil no Instagram. Nas redes sociais, a artista compartilha tirinhas curtas e bem-humoradas sobre os personagens da sua série “Bichinhos de Jardim”. As artes são publicadas de segunda a sábado no jornal “O Globo” e também podem ser vistas em @bichinhosdejardim.
Foto: Reprodução Instagram
2. Turma do Fred
O ilustrador Kevin Reis produz diversas tirinhas e histórias curtas sobre as aventuras do personagem Fred (uma lebre) e seus amigos (todos inspirados em animais) na cidade fictícia de “Petlópolis”. Com muito humor e referências nerd, o grupo explora inúmeras jornadas em um mundo repleto de mistérios e fantasia, sempre unidos pela amizade. O trabalho pode ser acompanhado em @kevin_reis.az.
Foto: Reprodução Instagram
3. Mestre dos Combates
A cada dois anos, acontece o maior torneio mundial de artes marciais em Petrópolis. Esta é a primícia da série “O Mestre dos Combates”, de Jadir Valle. Na história dos superpoderosos, o protagonista, Léo, é filho de dois dos maiores campeões do torneio e deseja sair da sombra de seus pais e provar seu valor. A trama pode ser acompanhada gratuitamente pela plataforma Tapas e as HQ’s completas podem ser compradas em formato físico ou digital através deste site. As novidades sobre este e mais trabalhos de Jadir podem ser acompanhadas em @jadirvalle.
Veja também: Quadrinista petropolitano cria jogo de videogame com cenários de Petrópolis
Foto: Reprodução Instagram
4. Escorpião Negro
Outro super-herói que vive secretamente combatendo o mal em Petrópolis é o Escorpião Negro. Criação de Cleyton Duarte, o anjo vingador da Cidade Imperial já tem 4 histórias publicadas, que podem ser adquiridas por este link. As atualizações são divulgadas em @escorpiao.negrohn.
Foto: Reprodução Instagram
5. Helena Cunha
Autora das HQ’s “Boa sorte” e “Normal”, Helena Cunha cria tirinhas muito divertidas e engraçadas, além de histórias longas, com foco em personagens LGBTQIA+. Em seu Instagram é possível comprar suas duas produções e conhecer mais sobre o seu trabalho. Prévias das histórias são divulgadas nas redes sociais @helenacunhas, além de outras criações.
Foto: Reprodução Instagram
6. Turma do Betão
Conhecida em Petrópolis pelas aparições na Tribuninha, a Turma do Betão continua com suas jornadas sendo contadas até os dias atuais. O criador dos personagens, Fernando Marques, divulga suas artes em @fernandomarques_desenhos.
Foto: Reprodução Instagram
7. Ary Rosa
Com traços minimalistas, o petropolitano Ary Rosa é autor de algumas HQ’s como “Fruto”, “Idanete” e “Splash Page ALFA”, todas publicadas pela sua editora, a “Balão Negro”. O trabalho do artista pode ser acompanhado pelo Instagram @oneuroperegrino.