Connect with us

Após circular com ônibus durante enchente na Coronel Veiga, motorista é demitido por justa causa

Cidade

Após circular com ônibus durante enchente na Coronel Veiga, motorista é demitido por justa causa

Caso ocorreu na última segunda-feira (23), quando o condutor desrespeitou os protocolos de segurança que indicavam desvio de rota 

Na última segunda-feira (23), o trânsito da Rua Coronel Veiga havia sido interditado duas vezes devido a inundações ao longo da via. Porém, mesmo com estes fechamentos, um motorista que operava a linha 428 – Espírito Santo, arriscou a vida dos passageiros e manteve o veículo em circulação durante a enchente. De acordo com a Petro Ita o motorista foi identificado e demitido por justa causa.

Segundo a Setranspetro, a ação se deu “uma vez que [o motorista] não respeitou os novos protocolos definidos pela Defesa Civil e aplicados pela Petro Ita em treinamento, para os casos de alagamentos”.

Veja o vídeo:

Vídeo: Reprodução Internet

Protocolos

O ocorrido traz à tona o que aconteceu em fevereiro de 2022, quando dois ônibus da mesma empresa foram arrastados para dentro do Rio Quitandinha, e gerou preocupação quanto aos protocolos de segurança.

Vale ressaltar que, nestes casos, os treinamentos e capacitações realizados pela Defesa Civil indicam a necessidade de o condutor identificar o risco e seguir os três estágios, que são:

  • Observação

Se inicia com a elevação do nível do rio associado à observação da permanência das chuvas.

  • Atenção

Se inicia com o transbordamento do rio até a água atingir o primeiro degrau do ônibus ou cerca de 40 cm. Durante a evolução do cenário, antes da elevação do nível da água até a altura do primeiro degrau, o motorista deve desviar sua rota para a “ilha de segurança” mais próxima.

  • Evacuação

Se inicia a partir da entrada de água dentro do veículo, considerando o primeiro degrau. A partir disso, o condutor deverá imediatamente desligar o automóvel, abrir as portas e orientar todos a evacuar o ônibus, seguindo a pé para a “ilha de segurança” mais próxima, levando consigo apenas objetos essenciais (tais como documentos e dispositivos móveis de comunicação).

Foto: Mácia Foletto Agência O Globo

Plano de Contingência

Além destas sinalizações para a evacuação, outras ações como as ilhas de segurança e treinamentos com os motoristas estão sendo implementados. O protocolo de inundação completo está contido no Plano de Contingência para o verão 2023, que é disponibilizado na página da Defesa Civil no site da Prefeitura de Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir