Connect with us

Casa de Petrópolis oferece atrações para passeio nas férias

Cultura

Casa de Petrópolis oferece atrações para passeio nas férias

Espaço apresenta mostra de Adriano Mangiavacchi

Um dos cartões postais mais emblemáticos de Petrópolis, a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura está com as portas abertas para receber petropolitanos e turistas que queiram aproveitar as férias de janeiro para conhecer o icônico casarão do século 19.

Foto: Divulgação

Com a mostra “Pinturas de Mangiavacchi”, o espaço reúne obras do artista em um cenário cuja arquitetura chama atenção em cada detalhe. O lugar mantém sua decoração original preservada: a sala possui salões de festas com lustres franceses, espelhos de cristal belga, lareiras de mármore carrara e cerca de 200 pinturas murais por todos os cômodos.

O espaço é tão rico em detalhes, que até as dobradiças da porta são decoradas – um cenário perfeito para quem gosta de fazer belas imagens para compartilhar em suas redes sociais.

Jardim

Atração à parte, o belíssimo jardim foi projetado pelo botânico Auguste Glaziou, o mesmo responsável pela reforma dos jardins da Quinta da Boa Vista e da residência do Barão de Nova Friburgo, por exemplo, sendo o único no Brasil que se conserva em estado original. O espaço está liberado para o público aproveitar, seja para relaxar, ler um livro ou contemplar a Casa.

Foto: Divulgação

Trilha

Além disso, é possível percorrer uma pequena trilha, de 116 metros de extensão. No trajeto, podem ser vistas espécies nativas da Mata Atlântica, com árvores centenárias cujo tamanho monumental se torna um atrativo à parte. Ela está localizada ao lado direito de quem olha para a fachada do imóvel e foi encomendada no século 19 pelo proprietário original, José Tavares Guerra.

Nela, o visitante pode apreciar também espécies de orquídeas, bromélias, samambaias, e uma diversidade de pássaros e aves, como jacutingas, sabiás, saracuras, canários, bem-te-vis, sanhaços, e outros animais como esquilos e macacos.

Funcionamento

Parte do roteiro a pé de pontos turísticos da cidade, a Casa de Petrópolis fica no Centro Histórico, no número 716 da Avenida Ipiranga. Seu funcionamento acontece de quarta a domingo, das 10h às 16h. O espaço conta com estacionamento rotativo. Os ingressos para visitar seu interior custam R$ 16 a inteira e R$ 8 a meia entrada.

Foto: Giovani Garcia

Adriano Mangiavacchi

As belíssimas obras de Adriano Mangiavacchi podem ser apreciadas de perto no interior da Casa. A exposição conta com trabalhos feitos pelo artista entre 2018 e 2022 utilizando o processo de “seripintura” – termo concebido por ele mesmo e que reúne as qualidades da pintura e da serigrafia, em telas de formatos diversos aglutinadas, como se fossem peças de outdoors, compondo uma única obra – algumas delas chegam a passar de 1.80m.

A mostra apresenta inserções casuais, que resgatam paisagens com o colorido de amarelos, laranjas e verdes, presentes na natureza brasileira que Mangiavacchi tanto admira. As cores resultam de um processo de mistura de tintas acrílicas, depois numeradas, meticulosamente, para dar origem à sua própria paleta. Em alguns quadros, usa tintas iridescentes, resultando em reflexos metalizados.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir