Connect with us

Psicóloga de Petrópolis dá dicas de como vencer o sedentarismo em 2023

Bem-estar

Psicóloga de Petrópolis dá dicas de como vencer o sedentarismo em 2023

Especialista Flávia Gonzalez aponta equilíbrio mental como chave para um ano mais ativo fisicamente

O sedentarismo é um dos problemas mais graves da sociedade contemporânea. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros estão enfrentando o problema, que é classificado pelo pouco gasto de calorias durante a semana. Pensando nisso, conversamos com a psicóloga e psicanalista Flávia Gonzalez, que deu algumas dicas para que as pessoas possam vencer tal comportamento em 2023.

Foto: Ascom PMP

A especialista explica, primeiramente, que a saúde é algo complexo e complementar. Para que a pessoa vença a batalha contra o sedentarismo e outros problemas, é necessário que o corpo esteja em harmonia, tanto na parte física quanto na parte mental. Para isso, é preciso todo um trabalho psicológico, o que não acontece de uma hora pra outra.

“Um dos pontos mais importantes da interseção entre a atividade física e a saúde mental é a canalização de estresses, ansiedades e agressividades. Quando fazemos isso, temos uma série de melhorias na qualidade de vida como o sono, disposição e rendimento”, explica a psicóloga.

Foto: Reprodução do Instagram

Flávia conta, ainda, que é importante identificar o sedentarismo como um hábito, ou seja, como algo passível de mudança. Assim como a procrastinação, é um comportamento difícil de ser superado, mas quando finalmente muda, é rapidamente identificado pelo indivíduo após as melhorias na vida e nas relações interpessoais.

“Precisamos entender que o sedentarismo não nos define. Ele não é uma característica imutável da nossa personalidade, mas algo que repetimos o tempo todo e acaba fixando”, comenta.

Ainda focando no trabalho mental, Flávia afirma que é importante não ter medo de falhar e comparar com as tentativas anteriores de superar o sedentarismo. A tentativa é, apenas, uma forma de adquirir novos hábitos e, consequentemente, deixar o problema para trás.

O que é o sedentarismo?

O sedentarismo é a falta ou redução de atividades físicas e esportivas, resultando em um gasto calórico reduzido. Muito disso se deve ao avanço da tecnologia e das comodidades. De acordo com a OMS, o sedentarismo é a 4ª maior causa de mortes no mundo.

Para a organização, uma pessoa que gasta menos de 2.200 calorias durante uma semana é considerada sedentária.

Dados do IBGE

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma pesquisa divulgada em março de 2022, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, tornando o Brasil o país com mais casos na América Latina e o 5º maior do mundo. Entre os jovens, o número chama ainda mais atenção, com 84% de sedentários.

É importante lembrar que o sedentarismo está relacionado a doenças crônicas como infarto, hipertensão, diabetes e aumento da obesidade, um problema crescente no Brasil e no mundo.

Em um levantamento feito em 2020, o IBGE apontou que 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso. Entre os adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, um em cada cinco estava com sobrepeso.

Também de acordo com o Instituto, 3,9% dos brasileiros sofrem de hipertensão. Sobre a diabetes, 7,7% são afetados.

Desde 2002, os números de doenças relacionadas ao sedentarismo cresceram cerca de 20% no Brasil.

Divulgação/PMP

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria com Flávia Gonzalez Ferreira
Flávia Gonzalez Ferreira no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir