Connect with us

Festival LGBTQIA+ acontece em fevereiro no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis

Agenda

Festival LGBTQIA+ acontece em fevereiro no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis

Evento gratuito trará oficinas, seminários e apresentações musicais, teatrais e culturais

Nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, o Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis, sediará o “Festival LGBTQIA+”. O evento, que é aberto ao público e acontece de forma gratuita, visa divulgar, celebrar e difundir a cultura da comunidade LGBTQIA+ na cidade, por meio de uma extensa programação.

Durante estas datas, serão apresentados seminários de moda e inclusão, políticas públicas de acessibilidade, educação, assistencialismo, sexualidade, batalha de poesia, performances artísticas, oficinas, mostra de cinema e apresentações musicais, teatrais, literárias e culturais.

Foto: mostra de cinema do Cine Pagu

“Serão três dias com apresentações de diversos jovens artistas de Petrópolis que fazem parte da comunidade. Também traremos profissionais das áreas de psicologia, saúde, direito e assistência social para um seminário mediado pelo Centro de Cidadania LGBT”, comenta uma das organizadoras, Dafne Souza.

Foto: Daniel Rangel dançarino com cadeira de rodas

Programação

Como parte da programação estão seminários de moda e inclusão, exposição da artista plástica Zazá Lima, apresentação de dança em cadeira de rodas, show musical-literário de O Loba e o Slam do Caule, movimento de poesia de rua e música que é o único ativo na cidade.

“Teremos também dois dias onde pessoas da sigla serão convidadas a trazerem fotos, imagens, palavras ou frases para serem compartilhadas em uma colcha de retalhos, num processo de fala, acolhimento e pertencimento”, acrescenta.

Fotos: Slam do Caule e O Loba

O festival será fechado com a Mostra Ball, em uma remontagem histórico-cultural do ballroom, modalidade onde os artistas se expressam por meio da dança e performances, apresentando suas categorias tradicionais como vogue, face, catwalk, spinning e best dressed.

“Este é considerado um dos principais espaços de política e acolhimento de corpos marginalizados como travestis, pessoas trans e gays. A mostra vai ser apresentada por artistas gays da cidade”, explica Dafne. A programação completa será divulgada pelo Instagram @festivallgbtqiadepetropolis.

Fotos: trancista Sulamita e dançarina da Tribal Fusion Bia

Apoio

O evento está sendo incentivado pelo Fundo Municipal de Cultura, via edital Nelson Ricardo, e recebe o apoio da Editora Bem Cultural. A expectativa dos organizadores, Dafne Souza e The Nasu, é de que o festival faça o encontro da arte e da reflexão social, misturando debates, palestras e vivências com apresentações culturais diversificadas, colocando a comunidade LGBTQIA+ no lugar de protagonismo.

Fotos: artista plástica Zazá Lima

Pra anotar aí:

Festival LGBTQIA+

Quando: 3, 4 e 5 de fevereiro

Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir