Theo e Laura são os nomes de bebês mais registrados em Petrópolis em 2022
Confira a lista dos nomes em alta na cidade
Em Petrópolis, os nomes Theo e Laura lideram os rankings de mais escolhidos para registrar os bebês nascidos em 2022. Estes dados foram divulgados nesta quarta-feira (20) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e o pódio dos 50 nomes mais usados está disponível no Portal de Transparência do Registro Civil. Confira os top 10 da cidade:
Ranking dos nomes masculinos
1° Theo (62)
2° Miguel (60)
3° Noah (56)
4° Arthur (51)
5° Gael (47)
6° Davi (45)
7° Heitor (45)
8° Bernardo (41)
9° Samuel (34)
10° Gabriel (32)
Ranking nomes femininos
1° Laura (51)
2° Maria Alice (44)
3° Helena (38)
4° Antonella(32)
5° Alice (30)
6° Sophia (26)
7° Maria Cecília (25)
8° Maitê (25)
9° Cecília (24)
10° Maria Julia (21)
Foto: iStock/Getty Images
Influencia de famosos
De acordo com a Arpen-Brasil, a lista dos nomes preferidos acaba sendo motivada pelos filhos de personalidades nacionais. Maria Alice, que ficou em primeiro no ranking do país, é o nome da filha da influenciadora Virginia Fonseca e do cantor Zé Felipe. E Gael, o filho da blogueira Zoo e do youtuber Christian Figueiredo. Segundo a entidade, estes são os nomes que mais cresceram no último ano.
A organização aponta ainda a preferência de brasileiros por nomes simples e bíblicos como Ravi, Noah, Theo, Liz, Eloa e Isaac. Os dez nomes masculinos mais frequentes no Brasil foram: Miguel, Gael, Arthur, Heitor, Theo, Davi, Samuel, Bernardo, Gabriel e Ravi. Entre as meninas estão Maria Alice, Helena, Alice, Laura, Maria Cecília, Cecília, Maitê, Maria Clara, Heloísa e Valentina.
Em 2021, os cinco nomes masculinos mais registrados em Petrópolis foram Arthur, Theo, Miguel, Gael e Heitor. Já os femininos haviam sido Helena, Alice, Antonella, Laura e Sophia. Todos estes permaneceram em alta em 2022.
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Mudança de nome
Atualmente, qualquer adulto maior de 18 anos pode alterar seu nome em cartório, independentemente do motivo. Pais de bebês também podem, em consenso, alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento.
Para isto é necessário comparecer à unidade com os documentos pessoais (RG e CPF). O valor varia de acordo com a unidade da federação e, caso a pessoa queira voltar atrás da mudança, será necessário entrar com uma ação na Justiça.
*Com informações da Agência Brasil