Connect with us

Você sabia que em Secretário é possível fazer visitação e degustação a uma fábrica de queijos?

Lazer

Você sabia que em Secretário é possível fazer visitação e degustação a uma fábrica de queijos?

Fundada em 2012, a fábrica da LeitepurO está aberta para visita e conhecimento de todo o processo de fabricação de queijos, conforme agendamento prévio

Nem todos sabem, mas Secretário, em Petrópolis, conta com uma fábrica de queijos artesanais, onde é possível fazer visitação. Fundada em 2012 por Augusto Andrade Macedo, a LeitepurO hoje é sinônimo de qualidade e referência no segmento.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Para aperfeiçoar a receita, Augusto levou cerca de quatro anos. Afinal, não é nada fácil regular a taxa de sal, massa e fermento. Hoje, a fábrica produz sete tipos de queijo, entre eles frescal e coalho. O grande destaque vai para a Meia Cura, com um sabor diferenciado.

Instalações

Conforme as determinações da Secretaria de Agricultura do Estado, as instalações da LeitepurO transmitem a responsabilidade do senhor Augusto em prol da qualidade dos queijos. Supervisionada por uma médica veterinária, a fabricação não só cumpre, como parece ultrapassar os padrões de higiene esperados por um visitante. Embora ainda considerada uma produção artesanal, a fábrica é a primeira legalizada de Petrópolis, com selo da SIE (Serviço de Inspeção Estadual).

Aliás, você sabia que é possível visitar a fábrica?

Foto Divulgação

Visitação

Atualmente, o estabelecimento conta com visita guiada a fábrica e ao curral de ordenha, onde a vaquinha Catarina é a maior atração, assim como a degustação de queijos e geleias. O valor é de R$ 25 por pessoa, mas crianças de até sete anos não pagam. O passeio, que dura aproximadamente 90 minutos, pode ser feito somente aos sábados e em dois horários: 10h30 e 14h30.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

O agendamento deve ser feito previamente pelo telefone: (24) 99323-6147.

Onde encontrar os queijos da LeitepurO?

Com uma estrutura capaz de produzir 500 litros de leite por dia, a ideia do senhor Augusto é produzir mil quilos de queijo por mês. É possível encontrar alguns estabelecimentos que vendem os produtos da marca petropolitana como no Hortomercado de Itaipava em 2 boxes (Fernando e Daniel), Gretta, Paiol da Praça em Secretário, Deli43, Junta Local e Sítio da Vaquinha

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir