Connect with us

#VocêSabia que Petrópolis tem cinco distritos e mais de 40 bairros?

Cidade

#VocêSabia que Petrópolis tem cinco distritos e mais de 40 bairros?

Petrópolis é a maior cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, com cerca de 300 mil habitantes

A maior e mais populosa cidade da Região Serrana, Petrópolis é dividida em cinco distritos e tem mais de 40 bairros espalhados pelo topo da Serra Verde Imperial. De acordo com o último censo, nessas cinco regiões se concentram cerca de 306 mil petropolitanos.

Mas e você? Conhece a sua cidade?

Primeiro distrito – Petrópolis: O Coração da Município

A área mais movimentada concentra os principais comércios da região, além de restaurantes, lojas de roupas, escolas e faculdades, consultórios médicos e também as sedes administrativas.

É composto pelos bairros Centro Histórico, Valparaíso, Bingen, Quitandinha, Morin, Alto da Serra, Alto Independência, Castelânea, Siméria, Retiro, Mosela, São Sebastião, Vila Manzini, Moinho Preto, Duarte da Silveira, Fazenda Inglesa, Rocio, Bataillard, João Xavier, 24 de Maio, Duas Pontes e Ponte Fones.

Foto: Alice Lobo

Segundo distrito – Cascatinha: O Maior e Mais populoso

Com mais de 50 mil habitantes e 274 km², a região cresceu ao redor da antiga fábrica Companhia Petropolitana, que produzia tecidos. Vale ressaltar que a cidade era conhecida como um polo da indústria têxtil

Nele se concentram os bairros Itamarati, Corrêas, Nogueira, Quissamã, Araras e Bairro da Glória.

Foto: Divulgação

Terceiro distrito – Itaipava: O Destino Turístico

Esse é, com certeza, o distrito preferido dos turistas. Com seu clima mais quente e o Parque Municipal, Itaipava recebe visitantes de várias partes do Estado todos os finais de semana. Além disso, a região conta com o Castelo, a feirinha, um polo gastronômico, hotéis e pousadas, Horto Municipal e atrações semanais para todos os públicos.

É composto pelos bairros Vale do Cuiabá, Madame Machado, Catubira, Manga Larga, Sumidouro, Bonfim, Benfica e Jardim Americano.

Foto: Sou Petrópolis

Quarto Distrito – Pedro do Rio: A Capital dos Orgânicos

A região é o centro da agricultura municipal. Nela se encontram parte dos sítios nos quais são cultivadas as hortaliças distribuídas por todo comércio municipal e estadual, com destaque para a produção de alimentos orgânicos.

Os bairros são: Retiro das Pedras, Fagundes, Barra Mansa, Secretário, Alto Pegado, Vila Rica e Taquaril.

Foto: Divulgação

Quinto distrito – Posse: O Centro do Ecoturismo

A parte mais afastada do centro de Petrópolis, a Posse é mais conhecida por concentrar o ecoturismo do município. Um dos pontos mais conhecidos é o Circuito Eco-Rural do Caminhos do Brejal, que atrai muitos turistas.

Nele estão os bairros Nossa Senhora de Fátima, Ingá, Córrego Grande, Córrego Sujo, Boa Vista, Xingu e Merencia.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir