Casa Áurea inaugura nova escola em 2023 com mais de 45 mil m² de área verde em Itaipava
Escola é a única de Petrópolis a utilizar o método Waldorf, que visa estimular o aprendizado a partir das individualidades de cada aluno. Matrículas já estão abertas
A Casa Áurea, localizada em Itaipava, é a primeira e única escola de Petrópolis a utilizar o método de ensino Waldorf. A instituição contempla alunos do maternal ao 5° ano do Ensino Fundamental I e, em fevereiro de 2023, inaugurará a sua nova sede na Estrada do Gentio, 1689, Itaipava, que conta com mais de 45.000m² de área verde, o que permitirá uma profunda interação dos alunos com o meio ambiente, intensificando ainda mais o processo educativo. A visitação poderá ser agendada a partir de dezembro.
Foto: Divulgação
Método Waldorf
Caracterizado pela UNESCO como “o modelo capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais”, este metódo se diferencia dos tradicionais por não se concentrar em memorizar conceitos ou testar constantemente os alunos.
Ao invés disto, as Escolas Waldorf exploram a aprendizagem por meio de atividades interdisciplinares, estímulo da imaginação e aperfeiçoamento artístico, o que traz resultados positivos para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Foto: Divulgação
“A pedagogia Waldorf tem um diferencial que a torna especial, que é o olhar para o ser humano em sua profundidade, e não apenas nas relações educacionais-intelectuais. Buscamos o equilibrio desse ser em desenvolvimento, de forma a trazer à tona toda a potencialidade de sua individualidade. A educação do corpo, das emoções, da vida social, ambiental entre outras, são as chaves para a vida intelectual construída a partir de cada olhar. A importância da Pedagogia Waldorf é formar seres humanos livres e pensantes, que façam a diferença no mundo”, comenta a professora da classe de Jardim, mãe da Cecilia do Maternal e fundadora da Casa Áurea, Carolina Jordão.
Maternal
A instituição recebe crianças a partir de 18 meses de idade. Os pequenos ficam em classes de maternal, onde podem brincar livremente com os desafios e seguranças que precisam para explorarem sua mobilidade e criatividade, além de desenvolverem, principalmente, a fala.
Foto: Divulgação
Jardim de infância
A partir dos quatro anos, as crianças vão para as turmas de jardim, onde ficam até completarem seis anos. Para contribuir com o aprendizado mútuo, as classes são compostas por diferentes idades. Assim, os mais novos se espelham nos mais velhos e estes desenvolvem o cuidado com os menores.
Além de também brincarem a maior parte do dia, os alunos do jardim participam de oficinas como a roda rítmica, pintura de aquarelas, modelagem, desenhos em giz, contação de história, feitura de pão e outras atividades culinárias.
Foto: Divulgação
Ensino Fundamental
Dos 7 aos 14 anos, a arte permeia o ensino das línguas, matemática, história, geografia e ciências. O Ensino fundamental Waldorf inaugura uma etapa que tem por objetivo fomentar a esfera mediana da criança: o sentir. A avaliação é feita de maneira contínua – e não pontualmente, como o modelo de prova.
Foto: Divulgação
Os professores avaliam o progresso e as habilidades de cada criança nas diferentes áreas do ensino, destacando suas potências e apontando para os pontos carentes de dedicação e aperfeiçoamento. O profissional busca dialogar com os alunos, sendo um modelo inspirador e os conhecendo tão bem que é capaz de avaliar seu aprendizado sem que tenham que provar algo.
Foto: Divulgação
Matrículas 2023
A Casa Áurea oferece ensino integral até às 16h30 para aqueles que optarem, além de almoço e lanche. As matrículas do maternal ao Ensino Fundamental I para a nova sede em 2023 já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (24) 98836-7612 ou pelo email casaaurea.waldorf@gmail.com.
A instituição está localizada atualmente na Rua Henrique Carlos da Silveira Serpa Júnior, 141, Itaipava, mas passará para a Estrada do Gentio, 1689 no próximo ano. Mais informações podem ser encontrada no Instagram @casa_aurea ou no site da instituição.
Foto: Divulgação
Veja também:
- Agenda da semana: Rock The Mountain, EcoBrechó, ‘Halloween do Bem’ e muito mais em Petrópolis
- A história da Rua Teresa: como uma via de trem se transformou em um shopping a céu aberto?
- Projeto sustentável de escola em Vila Rica ganha documentário; saiba onde assistir