Connect with us

Cinema do Centro de Cultura vai oferecer sessões gratuitas às quintas, sextas e sábados em Petrópolis

Lazer

Cinema do Centro de Cultura vai oferecer sessões gratuitas às quintas, sextas e sábados em Petrópolis

Esta semana, mostra vai exibir filmes de Humberto Mauro

Ocupado por amantes da sétima arte desde os anos 80, o Cine Humberto Mauro, fechado desde 2018, foi reaberto na última semana com uma nova infraestrutura e o anúncio de exibições gratuitas semanalmente. Inundado após fortes chuvas há quatro anos e, desde então, à espera de uma reforma, o local enfim voltou a operar. O espaço irá sediar sessões às quintas e sextas às 19 horas, e aos sábados às 17 horas.

Foto: Evaldo Macedo/Divulgação Prefeitura

Única sala de cinema pública do Centro de Petrópolis, o Cine Humberto Mauro tem sua história entrelaçada com os cineclubes petropolitanos e, na retomada de suas atividades, pretende voltar a estreitar esse laço com a população a partir da oferta de lazer e cultura gratuitos. Para Aline Castella, gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni, membro do Petrópolis Film Comission e profissional do audiovisual local, a reabertura do espaço é motivo de emoção.

“Estamos realizados em proporcionar o reencontro do público com as salas de cinema depois de dois anos de pandemia em um espaço gratuito e público. É uma satisfação ver a sala reaberta. O movimento cineclubista começou nela”. Com capacidade máxima para 50 lugares e acessível a cadeirantes, a sala recebeu nova pintura, teve o carpete trocado, os degraus refeitos e cadeiras restauradas.

Foto: Evaldo Macedo/Divulgação Prefeitura

Segundo Aline, a programação é aberta a sugestões da população que, inclusive, pode promover suas próprias sessões de filmes no local. “Ele é aberto a iniciativas escolares e de pesquisa, por exemplo”, enfatiza. Com um acervo composto por clássicos do cinema brasileiro cedidos pelo CTAv – Centro Técnico Audiovisual – e pelo Instituto Nacional do Cinema, foi também firmada uma parceria entre o espaço e o Cine Sesc.

Esta semana, poderão ser conferidos filmes do cineasta que dá nome a sala: Humberto Mauro. Serão exibidas, assim, as produções Brasa Dormida, Argila – filmado no Castelo São Manoel, em Petrópolis, em 1940, e o Canto da Saudade. A programação das próximas semanas – cujo foco é o cinema nacional e produções de petropolitanos – pode ser conferida no perfil do Instagram @centrodeculturarauldeleoni

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir