Connect with us

Orquestra de Petrópolis vai se apresentar pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio neste sábado

Agenda

Orquestra de Petrópolis vai se apresentar pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio neste sábado

Grupo do Palácio Itaboraí representará a cidade junto a outras orquestras sociais

Um concerto de integração no Theatro Municipal do Rio no sábado (15), às 16h, vai marcar o encerramento do projeto “Orquestras Sociais – Cultura e Cidadania” da Fiocruz em parceria com o Instituto Villa Lobos.
Fotos: Divulgação e Reprodução da internet/DiariodoRio.com
A apresentação gratuita terá a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, da Fiocruz em Petrópolis, e outros projetos sociais, como: “Solar Meninos de Luz”, do Cantagalo; “Além do Morro”, do Chapéu Mangueira; “Casa Amarela”, da Providência; “Escola de Música da Rocinha”, além da participação especial da Orquestra e banda da UNIRIO.

Ingressos

Para assistir ao concerto, basta retirar os ingressos no site do Theatro Municipal. Cada pessoa pode retirar até quatro ingressos.

Projeto

O projeto “Orquestras Sociais – Cultura e Cidadania” tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – através da lei de incentivo à cultura Municipal. O objetivo é o fortalecimento dos projetos socioculturais de formação de orquestra, por meio da estratégia de construção de pontes entre a música orquestral e a sociedade, o ambiente acadêmico e os projetos sociais, entre os graduandos e as diversas realidades locais.

Etapas

Ao longo do processo, o projeto incorporou várias etapas, como a realização de oficinas ministradas por oito monitores discentes dos cursos de Música da UNIRIO, a realização de cinco visitas ao Instituto Villa Lobos, além da realização de um festival nas dependências da UNIRIO, com três dias de duração, para oferecimento de “master classes” e ensaios para o concerto de integração.
Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz em Petrópolis, ressalta que o concerto vem a constituir um rito na história bem-sucedida da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí. “Primeiro pelo reconhecimento e cooperação de outros projetos, em particular da UNIRIO mas, sobretudo, pelo acerto da Presidência da Fiocruz ao colocar o acesso à arte e cultura musical como instrumento de grande relevância para diminuir as enormes desigualdades sociais e econômicas que existem em nosso país e, em particular, em Petrópolis”, afirma.
Para Sérgio Azra Barrenechea, coordenador artístico do projeto, o concerto de encerramento deste projeto é uma oportunidade não só de congregar todas as forças artísticas presentes desde o início das atividades com os alunos, dos professores, monitores, bolsistas em um único objetivo. “É também uma forma de demonstrar o que somos capazes de realizar juntos: fazer a música tocar o público com emoção”, diz.

Para ele, o ensinamento mais essencial tirado de todo esse processo, que teve seu início no planejamento coletivo envolvendo os cinco projetos participantes, foi a colaboração. “Tivemos o empenho de muitas pessoas desde os aspectos de produção, como busca de patrocínio, até a escolha do lindo repertório do concerto”, conclui Sérgio.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir