Atleta olímpico de Petrópolis é exemplo de superação
Neste Dia do Atletismo, conheça a história de Daniel Chaves, que representou Petrópolis nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
No dia 9 de outubro é comemorado o Dia do Atletismo. Em Petrópolis, um atleta da modalidade que se destaca é Daniel Chaves, de 34 anos, um dos três brasileiros a disputarem a maratona masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Em julho de 2021 o atleta participou do quadro “Quem quer ser milionário?”, do programa Caldeirão do Huck, onde conquistou R$ 100 mil para construir a casa de sua mãe. Na época, Daniel dividiu com o público um pouco da sua trajetória no esporte e história de superação na vida.
Foto: Reprodução TV Globo
Em 2016, Daniel não conseguiu vaga para as Olimpíadas do Rio por 19 segundos. Sem apoio e patrocinadores, o maratonista pensou em desistir e até tirar a própria vida. Mas foi por meio do esporte que ele se reergueu, voltou a correr e se recuperou de um quadro grave de depressão.
“Eu me perdoei. Eu achava que poderia ter sido melhor e acabei falhando. Eu me culpava muito e não me perdoava por aquilo. Não tive o luxo de sair de casa e ter apoio financeiro. Saí com 16 anos para correr atrás do que eu queria. A vida me deu a oportunidade de voltar atrás e dizer ‘faz melhor, mas faz mais leve e com o apoio de alguém’. Eu aprendi a pedir ajuda”, contou durante o programa.
Início no atletismo
De origem humilde, Daniel estudava a 4km de casa e ia a pé até a escola. Para ver o “Globo Esporte”, seu programa favorito, precisava voltar para casa muito rápido e, a partir daí, passou a gostar de correr. Após participar de algumas competições na cidade, aos 12 anos veio a vontade de se tornar, de fato, um atleta.
Fotos: @kakaulossio /@focoradical
Tóquio 2020
O esportista conseguiu o índice olímpico ao registrar o tempo de 2h11min10s, sua melhor marca pessoal, em abril de 2019, na maratona de Londres, quando terminou na 15ª colocação, com o índice exigido pela World Athletics.
A velocidade média de Daniel é de 20KM por hora. Em 2021, durante a Olimpíada, o maratonista não chegou a completar a corrida, ficando entre os 30, dos 106 maratonistas, que não cruzaram a linha de chegada. Apesar de não ter chego ao pódio, toda a trajetória de Daniel no atletismo e na vida mostra que ele é um grande vencedor.
O esportista pode ser encontrado nas redes sociais @danichavesrun