Connect with us

Protetores de animais se unem e criam abaixo-assinado para cobrar ações públicas em Petrópolis

Petrópolis do bem

Protetores de animais se unem e criam abaixo-assinado para cobrar ações públicas em Petrópolis

Protetores escolheram o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e o Dia Mundial dos Animais, para entregar o abaixo assinado ao prefeito da cidade

Protetores de animais de diversas ONGs e entidades de Petrópolis se uniram em prol do bem comum: cobrar ações e políticas públicas para aliviar os problemas sofridos pelos animais na cidade. Na proposição, que vai ser entregue ao prefeito, um dos pontos principais é em relação às limitações impostas à Coordenadoria de Bem Estar Animal (COBEA), que enfrenta diversas dificuldades para cumprir suas funções.

Foto: Divulgação

A data escolhida para a entrega do documento é bastante simbólica, já que representa o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e o Dia Mundial dos Animais. As questões foram levantadas na I Conferência Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, realizada em novembro de 2021.

“A Dog’s Heaven foi representada na COMUPA pelo Marcelo Pamplona, e todas as proposições foram reunidas e postas neste documento. Não é só a Dog’s, mas vários grupos em busca da melhora. Estamos sempre em contato com outros grupos e buscando melhorar e acabar com o descaso da Prefeitura com a COBEA, que tem uma ótima coordenadora mas não tem o apoio e nem os recursos necessários”, conta Márcia Coelho Neto, representante da Dog’s Heaven.

Confira o texto completo:

A Entidade Filantrópica Dog’s Heaven apresenta às autoridades o presente documento, com um abaixo assinado de apoio, visando sensibilizar o Poder Executivo Municipal sobre as políticas públicas emergenciais voltadas à proteção e defesa dos animais.

O documento considera o aumento substancial de animais abandonados nas ruas, principalmente após as catástrofes de fevereiro e março; as limitações impostas à COBEA; entre outros assuntos.

Confira, abaixo, as principais demandas por políticas públicas e ações necessárias para mitigar os problemas que afetam os animais, particularmente aqueles considerados de estimação como cães, gatos e outros.

  • 1. Aparelhamento em termos de material e pessoal da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (COBEA) para que possa exercer com dignidade as importantes ações de combate aos maus tratos, incentivo à adoção e coordenação das atividades relacionadas com a proteção animal, particularmente:1.1. Local para desenvolvimento dos trabalhos, viatura e pessoal para fazer frente às demandas de vistorias e resgates;
    1.2. apoio institucional da prefeitura para a integração dos serviços que apoiam as atividades da COBEA como a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo, dentre outros;
    1.3. Consolidação do cadastro das entidades de proteção animal e Protetores Independentes da cidade e incentivar parcerias público-privadas para apoiar a COBEA de maneira sustentável.
  • 2. Ampliação do programa de castração:
    2.1. pela expansão do número de clínicas conveniadas pelo o programa CastraPet do Governo do Estado;
    2.2. pelo incremento da utilização do castramóvel;
    2.3. por campanhas de esclarecimento, conscientização e incentivo à castração com participação e apoio dos agentes de saúde;
    2.4. Incentivo à castração dos animais de acumuladores com garantia de pós operatório e atuação dos serviços de assistência social e de saúde;
  • 3. Execução de campanhas de esclarecimento à população sobre o bem-estar animal:
    3.1. Criação nas escolas da “SEMANA DO BEM ESTAR ANIMAL” e inserção de projetos extra-curriculares sobre o bem-estar e proteção dos animais, a importância da castração, vacinação e responsabilidade;
    3.2. Atuação, através de campanhas de conscientização e mutirão de cuidados sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde e de Zoonoses, com a coparticipação da COBEA no combate a ESPORIOTRICOSE
  • 4. Ampliar o atendimento aos animais de rua:
    4.1. criação de vagas em clínicas para castração de animais de rua e comunitários com pós operatório garantido;
    4.2. Inclusão de vacinação contra doenças (V8) nas campanhas de vacinação populares;
    4.3. credenciamento de clínicas pra atendimento a animais atropelados e que sofram maus tratos, uma vez que o número de animais aumentou assustadoramente na cidade por não ter existido um plano de ação de resgate e apoio aos animais nas duas tragédias vividas com as chuvas de fevereiro e março de 2022.

Para assinar o documento, basta acessar este link.

Dia Mundial dos Animais

O Dia Mundial dos Animais existe desde maio de 1931. A ideia foi de Heinrich Zimmermann, um ativista alemão. Comemorada no dia quatro de outubro, a data também significa o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

Outras formas de ajudar

A Dog’s Heaven cuida de mais de 300 animais atualmente. Para ajudar, basta entrar em contato através do Facebook, Instagram e do site. As formas de ajuda vão de adoções até apadrinhamento de baias.

Além desta ONG, várias outras precisam de ajuda, sendo a principal forma de suporte, a adoção responsável. Saiba onde encontrar um cãopanheiro e, de quebra, ainda ajudar os protetores em: 5 ONGs e entidades filantrópicas para fazer uma adoção responsável em Petrópolis.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir