Connect with us

Outubro Rosa: APPO e município divulgam programação em Petrópolis

Saúde

Outubro Rosa: APPO e município divulgam programação em Petrópolis

Dia D da campanha acontece no dia 8, porém, o mês de incentivo e prevenção será aberto no próximo dia 1 de outubro, com uma grande ação no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont

A Prefeitura, em parceria com a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), está preparando uma série de ações voltadas para a saúde da mulher, dentro da programação do Outubro Rosa – mês de conscientização para o controle do câncer de mama. O movimento é internacional e, em Petrópolis, vai reunir todos os setores do governo municipal.

Foto: Divulgação

O dia D da campanha acontece no dia 8, porém, o mês de incentivo e prevenção será aberto no próximo dia 1 de outubro, com uma grande ação no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont. A #petropolisrosa também está sendo lançada e será adotada em todas as mídias oficiais do governo municipal.

Programação

Vão ser oferecidas consultas por atendimento de demanda livre, exames de mamografia, coleta de preventivo, atualização do cartão de vacina, avaliação nutricional e testes rápidos de ISTs. Haverá ainda atendimento de enfermagem oncológica, aferição de pressão arterial e HGT, exposição de fotos e a participação de outros parceiros como maquiadores e cabelereiros, com o intuito de fortalecer a autoestima das mulheres. No mesmo dia, acontece uma roda de conversa seguindo o tema “Aspecto psicológico do câncer de mama”. Duas atrações musicais também já confirmaram presença. A tradicional caminhada está marcada para o dia 22. O trajeto ainda está sendo definido.

“Estamos todos mobilizados nessa grande campanha que busca conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Priorizamos os cuidados com as mulheres petropolitanas e, por isso, esse evento é tão importante”, disse a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo.

“O último evento presencial aconteceu em 2019, por conta da pandemia. Este ano, queremos fazer um movimento diferente, buscando o apoio da população e o engajamento de todos para garantir que marcas alcançadas em 2022, como a fila para os exames de mamografias zeradas pela primeira vez nos últimos 12 anos, sejam permanentes”, disse Ana Cristina Mattos, presidente da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos – APPO.

Toda a Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, incluindo as Academias da Saúde e o Hospital Alcides Carneiro, estão engajadas na campanha, assim como outros setores do governo Municipal, como a Secretaria de Esportes e Lazer, Comdep e Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

“Esse é o momento de fortalecer a integração de todas as áreas do município, incluindo os setores públicos e privados. Quanto maior for a rede, mais mulheres conseguiremos alcançar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamentos, enfim, garantir um acompanhamento de qualidade”, Marcus Curvelo.

Camisa oficial

Para adquirir a camisa oficial do Outubro Rosa da Appo, basta ir até a sede da unidade, na Rua Visconde de Penha, número 72, no Centro. A blusa também vai ser vendida na Barraca da Appo, a partir do dia três, por R$ 25.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir