Cervejarias de Petrópolis se unem e criam tour cervejeiro com desafios, passaporte e até prêmios
Facilitando para os petropolitanos e turistas, cada cervejaria do circuito fica a menos de 100 metros uma da outra
Petrópolis pode ser considerada como berço da cerveja no Brasil. Afinal, a primeira cervejaria brasileira foi fundada em terras petropolitanas, em 1853. Atualmente, a Bohemia se junta a mais cinco cervejarias e forma o circuito cervejeiro da Capital Estadual da Cerveja.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis e @petro_tours
Confira o que é e como funciona o Circuito Cervejeiro de Petrópolis.
Passaporte
Os participantes do trajeto recebem um passaporte bastante semelhante ao que permite que as pessoas viagem e acessem países estrangeiros. Para participar, basta ir até uma das seis cervejarias do Centro Histórico e adquirir o passaporte, que custa R$ 20.
A cada desafio concluído nas cervejarias participantes, o passaporte é carimbado e o turista recebe um certificado. Os desafios vão das dificuldades intermediárias a avançadas, mas são recompensadas por prêmios como adesivos e canecas de cerâmica estilizadas.
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Circuito e cervejarias participantes
Inaugurado no final de junho, o Circuito Cervejeiro pode ser feito a pé. As cervejarias participantes ficam a cerca de 100 metros uma da outra, e ainda dão uma lição de história da cerveja aos participantes do circuito. As seis cervejarias participantes são:
- Bohemia
- Odin
- Sampler
- Brew Garden
- Duas Torres
- De Souza Beer
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Capital Estadual da Cerveja
Petrópolis ganhou o prêmio de Capital Estadual da Cerveja em 2017, após sanção do então governador Luiz Fernando Pezão. Além das grandes cervejarias, o fato de muitas pessoas trabalharem no ramo da cerveja também pesou para a escolha do projeto de lei proposto pelo deputado Gustavo Tutuca.
Além de ser Capital da Cerveja, Petrópolis também ostenta o título de Capital do Casamento e Capital do Canto Coral.