Connect with us

Primavera será marcada por mais chuvas e altas temperaturas, prevê Inmet

Cidade

Primavera será marcada por mais chuvas e altas temperaturas, prevê Inmet

Estação começou nesta quinta-feira (22). Meteorologista do Inmet diz que aumento da umidade e das temperaturas na Região Serrana do estado já acontecem no próximo mês

Nesta quinta-feira (22), começa a primavera. Em Petrópolis, a estação foi recebida com chuva e, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, a expectativa é de que o período continue sendo marcado pelas chuvas, além das altas temperaturas e aumento da umidade.

“Com a chegada da primavera começa o período mais chuvoso, devido à elevação da temperatura e umidade relativa do ar que, também mais elevada, favorece as chuvas”, explica.

Foto: Bruno Soares

Fenômeno La Ninã

Marlene destaca que esta é a terceira primavera sob a influência do fenômeno La Ninã, que diminui a temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, Tropical Centra e Oriental. De acordo com Marlene, os efeitos do La Ninã não serão tão sentidos na região Sudeste do país.

Período de chuva

Apesar disto, é esperada muita chuva para a estação neste ano. O regime de chuva previsto para a região serrana em cada um dos meses da primavera é:

  • Em outubro: 50,0 mm a 233,8 mm
  • Em novembro: 192,7 mm a 414,7 mm
  • Em dezembro: 197,9 mm a 416,2 mm

Foto: Ana Kutter

“Na região serrana do Rio de Janeiro, as chuvas deverão ocorrer a partir da 2ª quinzena de outubro para novembro. Na maioria das vezes, associada à passagem de sistemas frontais pelo estado, causando pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas”, diz Marlene.

Altas temperaturas

As temperaturas devem permanecer altas, em outubro, as máximas devem ficar entre 23,3°C e 30,7°C e as mínimas entre 13,3°C e 19,1°C. Em novembro, máxima de 22,8°C a 30,4°C e mínima de 14,3°C a 20,1°C.

Em dezembro, com a chegada do verão no dia 21, a expectativa é de que os termômetros aumentem ainda mais. As máximas previstas para o mês são de 25,3°C a 31,9° e as mínimas de 15,6° a 21,1°C.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir