Connect with us

Hospital Santa Teresa promove palestras sobre doação de órgãos em Petrópolis

Saúde

Hospital Santa Teresa promove palestras sobre doação de órgãos em Petrópolis

Palestras sobre o tema vão acontecer na UNIFASE, Estácio e no salão nobre do hospital

Uma longa fila de mais de 55 mil brasileiros aguarda a doação de um órgão para voltar a ter qualidade de vida. O número, composto por adultos e crianças, representa um crescimento de 45% de pacientes, quando comparado ao ano de 2019.

Foto: Divulgação

Um dos principais impedimentos para o crescimento das doações no país é o desconhecimento das famílias. Por isso, o tema será levado ao público pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santa Teresa em três encontros abertos ao público nos dias 20, 27 e 28 de setembro.

“Falar sobre a importância da doação de órgãos é fundamental para salvamos milhares de vidas. Ao contrário do que muitos pensam, é a família que autoriza a doação, normalmente, respeitando uma vontade do paciente”, esclareceu o coordenador da CIHDOTT, Carlos Carneiro, que é coordenador de enfermagem no HST.

Carlos explicou que o processo de seleção e confirmação dos potenciais doadores é extremamente criterioso. “O primeiro passo é ter o diagnóstico de morte encefálica confirmado por meio de dois exames clínicos, do teste de apneia e por método gráfico, como por exemplo o eletroencefalograma, obedecendo os critérios do Programa Estadual de Transplantes”, destacou o coordenador.

Setembro verde

Para marcar o Setembro Verde, mês de sensibilização da doação de órgãos, o Hospital Santa Teresa, referência em captação na cidade, está promovendo três eventos abertos à comunidade. “Nosso objetivo é levar o tema para discussão das famílias. Por isso, este ano, vamos realizar encontros com estudantes em duas universidades para mostrar eles podem ajudar a transformar o cenário do transplante no país”, comentou Carlos Carneiro.

Palestras

As palestras nas universidades terão o tema “Como os estudantes universitários podem contribuir para a melhoria do cenário de transplantes no país” e acontecem no dia 20, às 14h, na UNIFASE; e no dia 27, às 17h, na Universidade Estácio de Sá.

No Hospital Santa Teresa, o tema será discutido amplamente no dia 28, no salão nobre, a partir das 13h30. O evento, que também será aberto ao público, contará com a presença do médico Sandro Montesano, que falará sobre o Programa Estadual de Transplantes e sua atuação junto às CIHDOTT’s; e do médico Gustavo Fernandes Ferreira, coordenador do serviço de transplantes de Juiz de Fora.

A psicóloga Jociane Gatto, coordenadora do setor de psicologia do HST, falará sobre o acolhimento familiar e os enfermeiros Thauan Pereira e Julio Barros apresentarão simulações de casos de morte encefálica. O evento também vai contar com os testemunhos das paciente transplantada Consuelo de Carvalho Leite e da triatleta transplantada Natanne de Oliveira.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir