Connect with us

Fiocruz firma parceria com a Prefeitura para ações de prevenção em áreas atingidas por tragédias em Petrópolis

Cidade

Fiocruz firma parceria com a Prefeitura para ações de prevenção em áreas atingidas por tragédias em Petrópolis

Dezesseis profissionais, além de equipes do Fórum Itaboraí / Fiocruz- Petrópolis e da Secretaria Municipal de Saúde, já estão atuando nessas comunidades

Uma parceria entre o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, e a Prefeitura Municipal, foi firmada a fim de desenvolver um plano de prevenção de doenças e promoção da saúde para as áreas atingidas pelas tragédias de fevereiro e março deste ano.

Foto: Divulgação Fórum Itaboraí

A equipe, de 16 técnicos que já iniciaram o trabalho nesses territórios, conta com psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. Os profissionais foram contratados pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e trabalharão com o assessoramento técnico do Fórum Itaboraí.

A atuação das equipes ao longo do período de três meses será nos territórios de Alto da Serra e adjacências, como Vila Felipe e Chácara Flora, Sargento Boening, Floresta, Caxambu Lusitano, Siméria, São Sebastião e 24 de Maio. O trabalho tem previsão de duração de três meses e visa elaborar, em conjunto com as comunidades, um diagnóstico das principais carências e fragilidades sanitárias, económicas, sociais e ambientais desses territórios.

Um documento contendo os principais resultados, assim como propostas de solução, será encaminhado para o poder público municipal a fim de orientar ações específicas e concretas nessas áreas.

Diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg, destaca a importância desta parceria com a Prefeitura. “É fundamental que ocorra essa força tarefa para identificar quais estratégias precisam ser tomadas nessas áreas. Sabemos que as tragédias deixam grandes impactos nas pessoas, que perderam parentes, passaram pela situação traumática e ficaram sem suas casas. Atuar na promoção da saúde dessas áreas é um trabalho de fortalecimento dessas comunidades para que tenham condição de atravessar essa fase e superar e prevenir os desafios impostos pelos desastres”, afirma.

Norma Pontes, apoiadora institucional do departamento de atenção básica da Secretaria de Saúde de Petrópolis, explica que o trabalho em conjunto será fundamental para colher informações nesses territórios que possam, futuramente, subsidiar políticas públicas de enfrentamento aos desastres, assim como das condições sociais e econômicas dessas áreas atingidas a partir do olhar dos próprios moradores.

“Que essas políticas trabalhem a gestão do risco, prevenção de novos desastres, como também direcionem para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dessas populações”, afirma.

Atuação nas comunidades

Nas últimas semanas, estão sendo realizados no Fórum Itaboraí treinamentos das equipes a fim de capacitar esses profissionais contratados para a realização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), metodologia de trabalho que consiste em ouvir a população e os atores que têm relação com cada comunidade.

Assistente Social do Fórum Itaboraí, Marina de Jesus, explica que o documento final deve ser entregue até novembro, antes do período de chuvas. “Durante o processo do DRP, serão trabalhadas propostas para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas áreas e também será discutida a viabilidade da implementação de ações concretas”, explica.

Os profissionais serão responsáveis por fazer um reconhecimento junto à comunidade para entender onde estão essas famílias atingidas pelas tragédias, o que elas passaram e quais são os vínculos delas com o território, além de buscar informações sobre rotas de fuga. “O objetivo é a promoção da saúde a partir da perspectiva territorial e do olhar das pessoas que vivem nessas regiões e que sinalizam as vulnerabilidades e potencialidades. A forma como cada morador faz a leitura do território”, diz Marina.

Sobre o Fórum Itaboraí

Inaugurado em 18 de outubro de 2011, como uma unidade especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. O Fórum é um espaço permanente de reflexão e geração de ideias, que tem como principal objetivo reunir intelectuais, cientistas, artistas, gestores e usuários de educação e saúde do Brasil e do estrangeiro, para gerar formulações de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde.

O Fórum também desenvolve ações comunitárias que permitam pôr em prática atividades inter e transetoriais destinadas a contribuir com a redução de desigualdades sociais.

Entre essas práticas se destacam: a Trilha do Arboreto, uma coleção viva com diversos tipos de plantas, tendo o foco nas espécies medicinais; o Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais, implantado em várias localidades de Petrópolis; a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, voltada à inclusão e profissionalização de jovens instrumentistas; incluem-se, também, a disponibilização de espaços de estudos com acesso a bibliotecas virtuais; atividades de inserção digital; de apoio à capacitação tecnológica para trabalhadores de saúde; debates culturais, projetos, eventos, concertos e exposições de artes e cultura.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir