Connect with us

Com trajes e adereços vintage, coletivo do Rio fará giro por locais históricos de Petrópolis

História

Com trajes e adereços vintage, coletivo do Rio fará giro por locais históricos de Petrópolis

Essa será a primeira vez em que o projeto acontece fora da região metropolitana do Rio

Em questão de segundos, os prédios e cenários que, até então, eram ponto de partida para a imaginação sobre tempos passados adquirem novos significados. Percorridos pelo coletivo Pin-ups RJ, os locais ganham vida a partir da interação com o grupo, que com trajes e adereços vintage, reaviva a ambientação daquela época. Surgido e atuante no Rio, o projeto chega a Petrópolis de maneira inédita para um giro cultural em setembro.

Foto: Raphael Feitoza

Agendada para o dia 24 deste mês, a vinda do coletivo terá início por volta das 10 horas no Hotel Quitandinha. Em seguida, o projeto será levado à Casa de Petrópolis, sendo finalizado no Centro Histórico com passagem pela Câmara Municipal, Museu Imperial, Solar do Império e adjacências. Presidente e fundadora do coletivo Pin-ups RJ, Elena Sfirri dá detalhes sobre os bastidores da iniciativa, que surgiu em 2019 e acontece sem fins lucrativos.

Premiado como Ativo Cultural da Cidade de Niterói em 2021, o projeto remonta ao período dos anos 20 aos 50. Em Petrópolis, a década que será traduzida na caracterização dos participantes será a de 20 pela proximidade com as fachadas e passagens históricas da cidade. Com duração entre 6 e 7 horas, o percurso se revela a combinação entre história, moda, cultura e bastante curiosidade por parte do público.

Foto: Raphael Feitoza

“O coletivo chama bastante atenção por onde passa. Os transeuntes gostam de interagir conosco e, por isso, levamos objetos para que eles também possam participar de forma descontraída na brincadeira com chapéus, leques, e tirar fotos sem custo conosco, pontua Elena, que fala, ainda, sobre a decisão de realizar em Petrópolis o primeiro giro fora da região metropolitana do Rio.

Foto: Raphael Feitoza

“Amamos Petrópolis! Escolhemos a cidade pela riqueza cultural e histórica que a Cidade Imperial representa e também pelo momento delicado que ela passou”. Diverso, o grupo de profissionais envolvidos no projeto engloba fotógrafos, historiadores, Elena na posição de produtora geral, além dos homens e mulheres trajados que, com suas atuações, reavivam e ressignificam espaços.

Mais informações sobre o coletivo Pin-ups RJ, que tem apoio da Secretaria de Cultura de Niterói, podem ser obtidas na página @pinupsrj

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir