Alunos de Petrópolis se classificam na Olímpiada Brasileira de Robótica
Estudantes são do Ensino Fundamental e seguirão para a etapa estadual no dia 27 de agosto
No último domingo (13), alunos do Instituto Metodista de Petrópolis participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e se classificaram entre as dez melhores equipes do Rio de Janeiro.
Ao todo foram três equipes do colégio a participarem da competição. Uma delas, formada por duas alunas e um aluno do sexto ano do Ensino Fundamental alcançou o terceiro lugar. Outra, com quatro alunos do sétimo ano, o segundo lugar, ambas no nível um.
Foto: Arquivo pessoal
Já no nível dois, que abrange os alunos do nono ano, Ensino Médio e cursos técnicos, uma aluna do nono ano de Petrópolis conseguiu a medalha de prata. “Conseguimos classificar as três equipes que levamos nas três melhores posições. E o mais bacana é que eles nunca participaram de um competição de robótica antes”, contou o professor de matemática e do clube de robótica e engenharia, Robson Thomé.
Etapa regional
A etapa regional aconteceu em Niterói, onde os alunos competiram com Nova Friburgo, Magé, Teresópolis, São Gonçalo e outras cidades da região. Os alunos de Petrópolis participarão da etapa estadual no dia 27 de agosto. “Começamos a trabalhar logo depois das enchentes, então estávamos atrasados em comparação às outras equipes, mas os alunos foram todos muito bem”, disse o docente.
Foto: Arquivo pessoal
Trajeto do robô
Dessa competição estadual sairão os selecionados para a etapa nacional, prevista para outubro. “Na regional os robôs simularam um resgate de vítimas, passando por obstáculos e sem perder o caminho. Esse trajeto é definido antes da competição sem sabermos como vai ser. Após isso ele sobe uma rampa para resgatar as vítimas e botá-las em um lugar seguro”, finalizou Robson, explicando sobre como funciona a olimpíada.