Instituto Caminho da Roça: projeto transformador de Secretário busca parcerias e voluntários
Com mais de 140 alunos e diversas atividades sociais, projeto acredita na participação popular para seguir crescendo
Criado em 2019 com o objetivo de promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico da Vila de Secretário, o Instituto Caminho da Roça já alcançou muitas realizações desde seu nascimento.
Hoje com mais de 140 alunos, a iniciativa, que começou a partir do sonho da jornalista Janice Caetano, planeja expandir suas atividades com novos parceiros e voluntários para aumentar essa corrente do bem.
Foto Divulgação
A vontade de ajudar já existia desde 2015, com a criação do AgroSerra que, além da gastronomia, “tem o propósito de trazer de volta a simplicidade dos tempos antigos”, como a própria Janice define o evento. Em julho desse ano, o AgroSerra levou mais de 15 mil pessoas à Vila de Secretário.
Foto: Divulgação
Com o sucesso do evento, a jornalista viu a necessidade de oferecer um projeto social em Secretário que pudesse levar educação além dos muros da escola. Afinal, a Vila fica bem distante do Centro de Petrópolis e dos polos educacionais da região.
“Acredito que a única forma de desenvolvimento é na educação e na cultura. Não tem outra maneira ou caminho. E foi a forma de ajudar a atingir esses objetivos que escolhemos”, conta Janice.
Foto: Reprodução do Instagram
Princípios
O instituto busca nortear suas ações na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS_ONU), no qual estão previstos compromissos nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água, saneamento e igualdade de gênero.
No início, o objetivo era trazer cultura para crianças e adolescentes, mas a necessidade de ampliar também para as mulheres foi percebida. A partir do projeto Empreender, em parceria com o SENAI, foi promovido um curso de costura para 20 mulheres da região.
Atividades oferecidas
Com 180 horas de aulas, de outubro de 2019 até janeiro de 2020, as 20 saíram com conhecimentos na área. A partir daí, nasceu o projeto Mais Nós- Mulheres de Secretário, que foi dado como continuidade ao Empreender.
Neste projeto, foi criado um coletivo de mulheres da região que confeccionam artigos em macramé, uma técnica de tecelagem manual que utiliza apenas linhas e mãos, sem o auxílio de instrumentos.
Foto Divulgação
Além disso, também nasceram o Projeto Sol, que promove aulas de violão, teclado e canto para crianças, adolescentes e adultos, e o Centro de Inclusão Digital, que oferece aulas de informática para alunos de 12 a 80 anos e já foram concluídas duas turmas.
A grade do curso prevê aulas do pacote básico do office, word, power point, excel e iniciação as práticas de web design.
Fotos: Divulgação
Além destes, o ICR também conta com uma biblioteca com mais de mil livros e um curso de culinária, que também são parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fotos: Divulgação
Ainda na parte musical, o instituto mantém firme sua missão de recuperar a cultura da roça. Para isso, as aulas de sanfona se tornaram indispensáveis. Algo também indispensável no Instituto é o cuidado com a natureza. viver em Secretário é partilhar do espaço com a natureza, e o Caminho da Roça passa essa visão para os jovens que ajuda. O grupo Guardiões Ambientais, formados por jovens da região, reforça seis conhecimentos com as aulas de educação ambiental.
Foto: Divulgação
Próximos passos
Para o futuro, o Instituto Caminho da Roça pretende reforçar o empreendorismo e a valorização das mulheres. A ênfase desta nova fase é na ajuda às mulheres de Secretário a chegarem à independência financeira, além de evocar a participação da sociedade em mais projetos sociais.
“Assim, não veremos as mulheres sendo diminuídas mais. A taxa de feminicídios vem crescendo muito, e a gente se preocupa. Os cursos vão ser ampliados, mas sem perder nunca o foco nas crianças e nos adolescentes”, explica
Janice acredita que a sociedade precisa se envolver mais nas causas e não apenas esperar ações do poder público, fazendo as autoridades se envolverem nas necessidades. “Pensar globalmente e agir localmente. Se não podemos ajudar e contribuir para o mundo inteiro, um pequeno passo já é importante”, comenta.
Como ajudar
Todos os projetos são realizados por meio de doações e parcerias dos associados do Instituto Caminho da Roça. E você também pode ajudar! Para saber como ser um associado ou voluntário, entre em contato com: (21) 99935-1744 / e-mail: institutocaminhodaroca@gmail.com / @institutocaminhodaroca
Mais informações sobre o ICR: www.institutocaminhodaroca.com.br/.
“Tá na hora de termos uma rede grande de voluntariados. A corrente do bem tem que continuar durante todo o tempo, não apenas nas tragédias”, finalizou.