Bauernfest terá veículo especial para transportar pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Iniciativa é do Projeto INcluir Petrópolis em parceria com a Prefeitura
A acessibilidade em eventos é essencial. E pensando nisso, o Projeto INcluir Petrópolis, em parceria com a Prefeitura, disponibilizará um veículo elétrico adaptado para pessoas com deficiência (PcDs) ou com mobilidade reduzida aproveitarem a Bauernfest, que começa nessa sexta-feira (12). O veículo levará, gratuitamente, duas PcDs ou idosos acima de 80 anos em cada viagem programada.
Foto Divulgação PMP
Inclusão e sustentabilidade
O veículo tem capacidade para cinco pessoas, além de um lugar para cadeira de rodas. Quem não for portador de deficiência e tiver menos de 80 anos também poderá utilizar o veículo.
Basta contribuir com R$ 10 ou doar 4 litros de óleo de cozinha usado. “Todo o resíduo será destinado para uma empresa legalizada que irá gerar ICMS ecológico para a cidade, assim, além da inclusão estamos contribuindo com o Meio Ambiente”, disse Chen Li Cheng do Projeto INcluir.
Trajeto
As viagens estão programadas para acontecer em todos os 17 dias do evento, das 10h30 às 18h30. O veículo sairá da Praça 14 Bis e irá até a entrada de um dos principais pontos da Bauernfest, o Palácio de Cristal. “A acessibilidade em eventos tem um papel de extrema importância social e o projeto tem o objetivo de promover essa inclusão”, ressaltou Chen.
INcluir Petrópolis
O projeto pode ser encontrado nas redes sociais @incluirpetropolis. “Acreditamos que o evento será mais incluso com a viabilização do acesso das pessoas com mobilidade reduzida, bem como os pontos turísticos do Centro Histórico. Isso é um direito de todos os PCDs”, ressaltou uma das organizadoras da iniciativa, Alessandra Caline.
Foto: Alessandra Caline
Bauernfest
A 33ª da Bauernfest – Festa do Colono Alemão vai do dia 12 até 28 de agosto, com programação gratuita no Palácio de Cristal e arredores, Centro de Cultura e nas praças da Liberdade e Visconde de Mauá (Praça da Águia); além do Museu Casa do Colono. A programação vai contar com danças folclóricas, muitas comidinhas típicas, concursos e muito mais.
“Essa iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão e permitir que todos tenham acesso ao evento sem barreira. A Bauernfest é a nossa principal festa, que gera emprego e renda para a nossa cidade, além de valorizar a cultura dos nossos colonos, que ajudaram a construir Petrópolis. Essa parceria com o Projeto INcluir é uma forma de qualificar ainda mais a festa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.