Connect with us

Palácio de Cristal atrai mais de 2,5 mil pessoas no primeiro fim de semana após reabertura

Cidade

Palácio de Cristal atrai mais de 2,5 mil pessoas no primeiro fim de semana após reabertura

Como no tempo da inauguração, em 1884, o Palácio de Cristal foi reaberto com exposição de orquídeas, violetas, bromélias, cactos e outras espécies cutivadas por produtores petropolitanos, que puderam ser adquiridas pelos visitantes

Mais de 2,5 mil petropolitanos e turistas estiveram no Palácio de Cristal no sábado e no domingo, primeiro fim de semana depois da reabertura do atrativo turístico, na última sexta-feira (22).

Foto: Reprodução Instagram @gustavogomesfoto

O grande número de visitantes, que tiveram várias atividades culturais como atrativo adicional, não é o único motivo de comemoração para a Secretaria de Turismo: a taxa de ocupação hoteleira na área central da cidade chegou a 83,5%, uma das maiores registradas neste ano.

“A volta do Palácio de Crsital ao nosso roteiro turístico-cultural, após mais de dois anos fechado, é expressão da retomada econômica de Petrópolis. Poder reabrir o palácio, restaurado, é um orgulho que compartilhamos com todos os petropolitanos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo

Foto: Divulgação PMP

A importância do Palácio

A secretária municipal de Turismo, Silvia Guedon, destacou a importância do Palácio de Cristal para a demanda turística, já que o prédio histórico de ferro e vidro é um dos atrativos mais procurados no Centro, junto com a Catedral de São Pedro de Alcântara, reinaugurada no dia 1º.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

“Os turistas estão se sentindo muito atraídos para passar um fim de semana em Petrópolis com esses dois atrativos abertos. Temos as melhores expectativas para as próximas semanas”, afirmou.

Ocupação hoteleira segue aumentando

A taxa de ocupação hoteleira no fim de semana, observou a secretária de Turismo, mostra que o movimento turístico está “muito aquecido” na alta temporada em Petrópolis.

Além de atingir 83,3% na região Central, a taxa alcançou 91,2% nos demais distritos, incluídos Itaipava, Araras e a localidade de Secretário. Outra razão para ver o período com otimismo, acrescentou Silvia Guedon, é o esperado prolongamento da temporada de inverno, pois a Bauernfest será realizada de 12 a 28 de agosto.

Flores, artes e fotos

Como no tempo da inauguração, em 1884, o Palácio de Cristal foi reaberto com exposição de orquídeas, violetas, bromélias, cactos e outras espécies cutivadas por produtores petropolitanos, que puderam ser adquiridas pelos visitantes.

Junto com esse atrativo botânico e a beleza do lugar, os turistas e moradores da cidade puderam apreciar a roda de capoeira do Mestre Fumacinha e ouvir o grupo de choro Espanta Freguesia, o duo Gracindo e Magnani e a sambista Mayara Ferreira.

A programação dominical incluiu também uma oficina sobre turbantes, ministrada por Soninha Maracanã, para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra e Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta segunda-feira.

Uma das que conheceram a simbologia do turbante como afirmação da resistência negra foi a menina Nicole, 8 anos, levada ao Palácio de Cristal pelo pai, o fotógrafo Glauco Medeiros. Nicole voltou para casa com um turbante colorido, presenteada por Soninha.

Dentro e fora do Palácio de Cristal, uma cena foi comum ao longo dos dois dias: turistas e petropolitanos – muitos, com crianças – fotografando o espaço com smartphones e posando para selfies.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir