Museu Casa de Santos Dumont tem entrada gratuita nesta quarta em celebração aos 149 anos do aviador
Como já é de praxe na cidade de Petrópolis, o aniversário do “pai da aviação”, celebrado nesta quarta-feira (20), vem acompanhado da gratuidade na visitação ao Museu Casa de Santos Dumont para petropolitanos e turistas. Localizado na Rua do Encanto, 22, no Centro – ao lado do Relógio das Flores – o imóvel foi casa de veraneio do aviador, que nela escreveu a obra “O que eu vi e o que nós veremos”.
Fotos: Reprodução/Instagram @leormoretti
Nascido em 1873, na Fazenda Cabangu, em João Gomes (hoje chamada de Santos Dumont), em Minas Gerais, Santos Dumont construiu a “Encantada”, em Petrópolis, em 1918. Naquela época, devido à inclinação do Morro do Encanto, poucos acreditavam que o local fosse capaz de abrigar uma moradia. Visionário, foi o inventor quem desenhou e planejou sua morada, a concretizando com o apoio do engenheiro Eduardo Pederneiras.
Com particularidades do início ao fim da visita, que normalmente custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia, a casa já chama atenção pelos degraus incomuns de sua escada de acesso. Segundo funcionários do local, a escada teria ficado muito íngreme, daí a ideia de se cortar os degraus em forma de raquete. Assim eles ficariam mais próximos um do outro e tornariam a subida mais leve.
Mais curiosidades como essa poderão ser descobertas nesta quarta, com a entrada gratuita ao museu. De qualquer forma, aqueles que quiserem dar uma espiadinha nos fatos guardados pelo imóvel podem conferir a matéria que fizemos de 8 curiosidades sobre ‘A Encantada’ e o ‘Pai da Aviação’ clicando aqui. O Museu Casa de Santos Dumont funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas.