Connect with us

8 motivos para ir no Festival AgroSerra que acontece este mês em Secretário

Agenda

8 motivos para ir no Festival AgroSerra que acontece este mês em Secretário

60 expositores e uma ampla programação cultural gratuita para conhecer!

Depois de uma interrupção de dois anos provocada pela pandemia, o festival AgroSerra está de volta à Secretário! Nos dias 22, 23 e 24 de julho o evento vai reunir gastronomia, cervejas artesanais e programação cultural gratuita na Praça de Secretário. E, como se esses já não fossem motivos suficientes para te fazer querer prestigiar o festival, ainda reunimos mais alguns deles para te incentivar a conhecê-lo de vez. Confira!

1- Um festival que valoriza a cultura local

Nascido da vontade de valorizar a promover a cultura local, o Festival AgroSerra – da Roça ao Prato aconteceu pela primeira vez em 2015 na Vila de Secretário. Espaço colaborativo, o evento tem como propósito resgatar e difundir a cultural e os sabores da região a partir da união de produtores locais.

Foto: Divulgação

2- Oportunidade de conhecer e se encantar por micro e pequenos empreendedores

Nesta edição, serão 60 expositores reunidos! Sobretudo da zona rural, os empreendedores cativam pela produção artesanal de suas mercadorias, que vão desde fabricantes de geleia, queijos, cervejas, doces, conservas, cachaças, gin e vinho às delícias gastronômicas da roça!

Fotos: @donanikaartesanais – Arquivo/Sou Petrópolis

3- Um evento também para veganos e vegetarianos

Se você possui alguma restrição alimentar ou então é adepto do veganismo/vegetarianismo, sinta-se acolhido pelo AgroSerra! Isso porque alguns dos expositores são especializados em produtos inclusivos, como pães sem glúten, alimentos sem componentes de origem animal e mais!

4- Aula show com Jimmy Ogro

Pela segunda vez no AgroSerra, o cozinheiro Jimmy McManis – Jimmy Ogro, vai ser quem irá comandar a cozinha do festival. Assim, no dia 23 de julho, às 13h30, o público poderá acompanhar de perto sua aula show – cujo ingrediente principal será a mandioca, interagir e degustar o prato preparado.

Foto: Divulgação

5- Apresentações musicais

Um outro aspecto de destaque na organização do AgroSerra é a promoção de atividades culturais que vão além da gastronomia. Uma delas é a música, que se fará presente com apresentações da Tribo de Gonzaga, do grupo musical do Projeto Sol, Som e Movimento, do Instituto Caminho da Roça; e da Orquestra de Jovens da Ação Social pela Música do Brasil, da Mosela.

Foto: Divulgação/Dog’s Heaven

6- Contação de histórias e lançamento de livros infantis

Em parceria com o Museu da Fiocruz, o AgroSerra realiza, nesta edição, contações de histórias e lançamentos de livros infantis na tenda cultural. Serão eles “Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19”, com a autora Beatriz Schwenck; e “Costa Lima: um cientista, um laboratório e uma coleção de insetos”, de Cláudia Oliveira.

Dica: ambos os eventos serão seguidos de bate-papos com as escritoras!

7- Feira de adoção de animais

Quem também estará presente no festival é a Dog’s Heaven! A ONG participará do evento no sábado e domingo com uma feira de adoção de animais e com a promoção do bazar do projeto que, a partir da verba arrecadada, irá comprar remédios, ração e os cuidados necessários para os cães e gatos acolhidos pela iniciativa.

Foto ilustrativa: Divulgação/Dog’s Heaven

8- A entrada, bem como programação, são gratuitas

Realizado pelo Instituto Caminho da Roça (ICR) – associação sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal – e com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, o AgroSerra tem entrada e programação gratuitas. Para conferi-la na íntegra clique aqui. Mais informações em @festivalagroserra

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir