“Shawã”: filme sobre imigrantes japoneses em Petrópolis já está disponível no YouTube
O filme completo está sendo exibido gratuitamente canal do Projeto “Okama”
O ator petropolitano Gabriel Saito está em cartaz na internet com a obra “Shawã”, que conta as memórias de sua bisavó, vindo do Japão para Petrópolis na década de 1930.
Foto: Divulgação
O filme
O filme conta com a reprodução dos banhos gelados que sua bisavó Massami tomou até chegar à morte por pneumonia, ao perder a vontade de viver depois de todo o sofrimento da migração, desilusão, exploração, violência e outras barreiras culturais como a língua e a própria saudade do Japão.
Foto: Divulgação
O processo
O processo parte de um programa performativo com uma série de três banhos: na Cachoeira da Ponte Funda, no bairro de Araras, em Petrópolis, onde Massami Saito se banhava em pleno inverno serrano; outro banho público de água gelada em plena praça da Liberdade, no centro da cidade, local de passagem da família Saito e um banho junto a familiares japoneses.
Foto: Divulgação
As ações de banhos e a pesquisa a partir dos relatos dos familiares foram totalmente documentadas, servindo de material para o filme-experimento.
Esse processo faz parte do encontro de uma potente interlocução ancestral que é parte da pesquisa do projeto “Okama”, uma peça inédita e autoral, na qual o ator intensifica sua pesquisa de teatro, performance e auto-ficção.
Apesar de terem sofrido e perdido seus sonhos e planos no Brasil, a família Saito sobrevive e se torna uma família brasileira.
O filme completo “Shawā” está sendo exibido gratuitamente canal do Projeto “Okama” no YouTube e permanecerá em exibição em modo público.