Connect with us

Mais de 50 restaurantes participam do Festival de Fondue em julho em Petrópolis

Comer e beber

Mais de 50 restaurantes participam do Festival de Fondue em julho em Petrópolis

Um dos mais deliciosos festivais gastronômicos marca a alta temporada de inverno, de 1º a 31 de julho

Com a chegada do inverno, petropolitanos e turistas vão poder se aquecer em grande estilo em Petrópolis. De 1º a 31 de julho, acontece a 13ª edição do Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes em em 53 restaurantes e bares da cidade.

A lista completa, com todos os participantes do festival, pode ser acessada aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto Divulgação

Organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o Festival de Fondue é uma das atrações mais aguardadas da alta temporada do turismo.

Caldos e racletes também serão protagonistas do festival

E os bares e restaurantes participantes capricharam em suas versões de fondue, racletes e caldos nesta edição. Na Locanda della Mimosa e na Locanda Centro Histórico, as opções deliciosas são extensas: raclete de brócolis, cenoura, cogumelos, picles e pães e creme de queijo fundido, batata calabresa, brócolis e cubos de focaccia. Já o Bordeaux Vinhos, tanto em Itaipava quanto no Centro, apresenta cremes de abóbora com gorgonzola, batata baroa e fondues de queijo, carne e chocolate.

Foto Divulgação

E tem fondue para quem não come carne. O Alquimia dos Temperos, além do tradicional, preparou opções veganas como o trio queijo vegano de mandioca, com pão de alho vegano, brócolis, cenoura e batatinhas, além de bife de jaca e bife de soja.

O Casarão da Cervejaria Odin, uma das artesanais mais badaladas do país, vem com tudo para harmonizar com as bebidas preferidas de seu público. Ele preparou uma sopa de cebola na trippel (cerveja ‘loira’ de elevado teor alcoólico) gratinada com queijo. E rola ainda uma canjiquinha cremosa com ragu de costelinha na coffee blond (uma cerveja clara onde o sabor e aroma de café verde marcam presença).

Mas muitos seguiram a tradição como a Bordeaux Vinhos em suas unidades do Centro e Itaipava: fondue de carne, queijo e chocolate e ainda os caldos verde, de abóbora com gorgonzola e de batata baroa. Na Bohemia, os tradicionais caldinhos de ervilha, caldinho de feijão e de abóbora com gorgonzola, vêm acompanhados pelos concorrentes diferentes como o caldo de batata baroa com camarão.

A Amora Cakery e o Katz são dois especialistas em doces que também entraram no Festival, oferecendo um fondue que é unanimidade para crianças e adultos: o de chocolate. Cada um desses estabelecimentos preparou formas diferentes de acompanhamentos para esta delícia. Já o Sorvete Brasil diz que é de saborear de joelhos o fondue de sorvete que é com cubos de sorvetes variados com ganache de chocolate amargo.

Foto Divulgação

Fondue de coxinha, de sorvete, feito em cerveja artesanal e raclete original suíça:  festival reúne novidades e tradição

E tem os ‘lançamentos’, como não poderia deixar de ser. O Duetto’s Bistrô e Café e o Villa Colunus colocaram em seus cardápios, uma versão brasileiríssima: o fondue de coxinha.  Já a Quinta da Paz Resort promete servir a verdadeira e tradicional “raclette”, originária da região Haute-Savoie, dos alpes franceses. O prato, com queijo suíço gratinado, vem acompanhado de batata calabresa, cebola e pepinos em conserva, cenouras, palmito, tomates cereja e frios diversos.

Foto Divulgação

Os restaurantes têm cardápios bem variados e também sistemas de consumo diferentes Alguns, além de servir nos seus estabelecimentos, ainda têm as opções de delivery e take away.  “São duas modalidades que surgiram com mais força na pandemia e que muitos mantém pelo conforto ao cliente seja o morador, em casa, ou para quem estiver hospedado. A meta é que todos participem da forma que desejarem aproveitando para fazer boas refeições”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.

Origem Suíça e um ‘toque brasileiro’

Fondue tem nome francês, mas é de origem Suíça porque teria se popularizado na fronteira com a França.  A receita mais antiga estaria num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699. Não se sabe exatamente em que século o prato surgiu, mas é certo que ele foi preparado pela primeira vez nos Alpes, afirma a União do Queijo Suíço. A versão mais corrente de sua popularização teria acontecido na década de 1950 com a receita entrando nas cozinhas do exército suíço e, levada pelos soldados, para as suas casas.

O prato acabou se tornando uma febre mundial nas baixas temperaturas e, no Brasil, não foi diferente. E entra aí também a pitada da cozinha brasileira que cria novas versões a cada temporada. Em 2021 a Petiscaria Imperial lançou o fondue de petisco especialmente para o festival, mas fez tanto sucesso que acabou sendo incorporado ao menu permanente do restaurante. Este ano, a casa vai com um rodízio de caldos especial – caldo verde, aipim com carne seca, feijão amigo, mocotó e ervilha – e os acompanhamentos, como pão e crouton, são artesanais, feito na própria casa.

O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo – TurisPetro e do ABC da Construção.

Alta temporada de inverno com dias de sol e baixas temperaturas

Petrópolis segue com ocupação hoteleira média de 80%, com picos de mais de 90% de leitos ocupados no inverno. As baixas temperaturas começaram a ser registradas ainda no outono fazendo de maio e início de junho um inverno antecipado e a movimentação na cidade também.

“Além dos hotéis e pousadas estarem cheios, toda a cidade vem recebendo um movimento expressivo em compras e gastronomia com a oferta de roupas de inverno que é um traço forte nos polos da cidade e ainda na culinária que fica ainda mais especial neste período. O Festival de Fondue impulsiona ainda mais essa rede turística refletindo nas opções de passeios culturais, no turismo rural, nos esportes, enfim, em todas as opções que a cidade oferece em lazer”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir